Dicas

O que pode cair na Redação do Enem 2021?

Assuntos em alta incluem educação a distância, papel da mulher na sociedade e poder do voto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(redação)

Londrina- As inscrições para o Exame Nacional no Ensino Médio (Enem) 2021 se encerram nesta quarta, 14 de julho. Para os estudantes que vão participar das provas físicas ou online, em novembro, a grande preocupação continua sendo a redação e o tema, divulgado somente no dia.

Apesar do elemento surpresa, é possível estimar quais são os possíveis temas, com base nos principais assuntos que estão em alta no período que antecede a prova, de acordo com o coordenador de Ensino Médio do Colégio Marista Londrina, Nilson Castilho. Ele explica que os temas do Enem sempre giram em torno de quatro eixos: político, tecnológico, social/cultural e científico. “Algumas apostas são temas como a efetivação do homeschooling, o poder do voto, educação a distância, o papel da mulher na sociedade e a valorização das infâncias”, avalia.

Pesquisar e estar atento a esses assuntos pode ser um grande diferencial para os candidatos do Enem 2021, já que a redação representa uma valiosa pontuação na avaliação. “Vale destacar que o exame não tem como propósito cobrar temas polêmicos, que envolvam questões partidárias ou ideológicas”, esclarece o coordenador.

Ou seja, a proposta é que o estudante possa desenvolver um texto e propor uma intervenção para a situação-problema apresentada na frase temática. Melhor que acertar um tema específico, dominar argumentos e assuntos dos eixos temáticos é o que garantirá um bom repertório para a redação.

Nilson Castilho elenca três passos importantes para a preparação para a redação do Enem:

1. Fique por dentro dos assuntos da atualidade por meio de jornais, revistas e telejornais variados. Aproveite o tempo para se informar sobre o que está acontecendo no mundo e ligar essas informações com o que aprende na escola. Isso ajuda a criar relações e escrever melhor.

2. Encontre argumentos e informações dos grandes eixos temáticos. Eles subsidiarão qualquer temática, uma vez que são a base das situações-problemas a serem apresentadas na prova.

3. Estude e pratique estratégias de escrita dos elementos do texto dissertativo - argumentativo. Ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão que demonstram uma boa técnica de escrita junto a um repertório com base nas diversas
áreas do conhecimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.