Contaminação de jovens

Covid: 5.152 casos confirmados em uma semana no Maranhão

Apesar da queda de 19% na média móvel de óbitos no estado, de acordo com os boletins disponibilizados pela SES, em 24 horas foram registrados 1.018 novos casos no estado

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Maior exposição e aglomerações dos grupos de 20 a 49  pode ser causa do aumento de casos de covid
Maior exposição e aglomerações dos grupos de 20 a 49 pode ser causa do aumento de casos de covid (aglomeração praia)

São Luís – De acordo com a média móvel de óbitos da Covid-19 no Maranhão, levantado pelo Consórcio de Imprensa, após semanas em platô (estabilidade com altos valores de casos e óbitos), o estado começou a apresentar queda no número de mortes ocasionadas pela Covid-19. Os dados mostram que, em relação aos últimos 14 dias, o Maranhão apresentou, nesta terça-feira (13), queda de 19% no número de óbitos diários.

Contudo, os boletins diários disponibilizados pela Secretária de Estado da Saúde (SES), mostram que o número de casos confirmados continuam a crescer. Apenas em uma semana, de 7 a 13 de julho, 5.152 novos casos foram registrados, 1.018 deles contabilizados apenas na última terça-feira, 13. Os dados também mostram que até a mesma data, 34.073, estavam com o vírus ativo.

Os dados ainda apontam que, desses novos casos, a maioria ocorre entre as faixas etárias de 20 a 49 anos. Durante a semana do dia 7 ao dia 13, foram registrados 674 casos de jovens entre 20 e 29 anos, 946 entre pessoas com 30 a 39 anos e 811 entre 40 e 49 anos. Essa alta contaminação nesses grupos ocorre, conforme o explicado pelo epidemiologista Antônio Augusto Moura, pela grande exposição desses grupos e por ainda não terem completado o ciclo de imunização com a aplicação da segunda dose da vacina.

“Já podemos observar, nos grupos com 70 anos e mais, queda do número de óbitos, porém, nos demais grupos ainda não dá para se visualizar efeito. Além disso, a mobilidade retornou a níveis anteriores à pandemia. O uso de máscaras tem diminuído, e as muitas pessoas continuam se aglomerando, especialmente em ambientes fechados. As pessoas cansaram de ficar em casa, as autoridades não adotam medidas restritivas e assim a sociedade vai convivendo com o vírus e com as mortes dele decorrentes. E a vacinação lenta é outro fator que contribui para a manutenção da transmissão em níveis altos”, explicou o epidemiologista.

De acordo com a SES, a média atual de testes de Covid-19 realizados pela rede estadual de saúde é de 800 exames diários. A respeito da testagem, o epidemiologista ressaltou que os resultados costumam aumentar durante a semana. "No meio da semana sempre são notificados mais casos. A tendência dos casos é de queda, mas há flutuações ao longo da semana, por isso sempre analisamos a média móvel de 7 dias. Não parece aumento da transmissão, mas, mais resultados de testes são divulgados nos dias de semana do que nos finais de semana".

Ocupação de leitos como parâmetro
Em reportagem de O Estado, o epidemiologista Antônio Augusto explicou que, apesar do alto número de casos confirmados, os dados ativos não deveriam ser usados como parâmetros, uma vez que se tratam de dados calculados a partir de uma conta fixa, considerando que os casos se recuperam em duas semanas.

“Não uso o número de casos por ter muito subregistro e ser muito sensível à disponibilidade de testes. Para se usar o número de óbitos, tem que se fazer correção para atraso de notificação. O número de internações na Grande Ilha vem caindo de forma lenta. Há muitas pessoas internadas ainda e a transmissão ainda é alta, mas há redução consistente dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no estado”, afirmou.

Conforme o boletim da última terça-feira, 1.110 pessoas estão internadas em todo o Maranhão, tanto em leitos de UTI, quanto leitos clínicos. Na Grande Ilha, a ocupação desses leitos apresentou uma queda, tendo 79,92% das UTI’s ocupadas e 68,51% das enfermarias. Já em Imperatriz, a ocupação é de 48,61% dos leitos de UTI e 31,03% dos leitos clínicos. No entanto, nas demais regiões do interior do Estado, onde foi registrado o maior número de novos casos, os leitos de UTI estão com ocupação de 58,29% e as enfermarias estão com 51,99%.

SAIBA MAIS

Onde testar

Na Grande Ilha, os casos suspeitos moderados ou graves passam por testagem nas Unidades de Pronto Atendimento do Vinhais, Parque Vitória, Bacanga, Araçagi e Paço do Lumiar. A SES ainda informou que, em acordo com os municípios da Ilha, os casos leves e assintomáticos podem procurar o exame nas unidades pertencentes às Prefeituras.

Em Imperatriz, a Unidade de Pronto Atendimento Bernardo Sayão e o Hospital Referência Covid-19 também realizam testagem dos casos suspeitos.

Nota

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em nota, que as faixas etárias com maior número de testes positivos se mantêm entre 20 a 49 anos, que é a população economicamente ativa, com maior presença em atividades externas. A SES comunica que entre os jovens maranhenses houve um aumento de 48% dos óbitos na faixa etária de 25 a 29 anos, comparado 2020 e 2021. A razão deste crescimento se deve ao aparecimento de variantes da Covid-19, a necessidade de vacinação do grupo para reduzir os riscos de agravamento e o relaxamento das medidas de prevenção contra a Covid-19.

Quanto aos casos no interior do estado, a Secretaria ressalta que a atividade de monitoramento, vigilância epidemiológica e sanitária e assistência em saúde é compartilhada com os municípios. Cada Secretaria Municipal de Saúde deve cumprir o Plano de enfrentamento à Covid-19 em âmbito local, de modo a reduzir riscos de transmissão do vírus, aumento dos casos, bem como assistir os pacientes com sintomas suspeitos em suas cidades.

Por fim, a Secretaria informa que o perfil atual dos pacientes internados nos leitos Covid-19 da rede estadual de saúde são pessoas com idade média de 57 anos, do sexo masculino e com hipertensão ou diabetes.

NÚMEROS

  • 5.152 novos casos de covid foram registrados de 7 de julho a 13 de julho no MA
  • 674 novos casos de 20 e 29 anos foram registrados de 7 de julho a 13 de julho no MA
  • 946 novos casos de 30 a 39 anos foram registrados de 7 de julho a 13 de julho) no MA
  • 811 novos casos de 40 e 49 anos foram registrados de 7 de julho a 13 de julho no MA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.