Coronavírus

60 mil adolescentes devem ser imunizados contra a Covid-19 em São Luís

Nove postos de vacinação voltaram a funcionar nesta terça, 13, para imunizar público de 17 anos; hoje, quem tem 16 anos deve receber a primeira dose da vacina

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Turma de 17 recebeu a primeira dose ontem, nos postos de vacinação contra a covid
Turma de 17 recebeu a primeira dose ontem, nos postos de vacinação contra a covid

São Luís - Cerca de 60 mil adolescentes já fizeram o cadastro na plataforma #VacinaSão Luís para serem imunizados contra a Covid-19. Ontem, começou a vacinação do público adolescente de 17 anos e hoje será a vez daqueles com 16 anos. De acordo com a Prefeitura, a expectativa era imunizar, até o fim do dia de ontem, aproximadamente 12 mil adolescentes. São Luís é a primeira capital do país a vacinar pessoas desta faixa etária sem comorbidade. O gestor municipal de São Luís já recebeu, via Estado, 871.316 doses de imunizantes contra o novo coronavírus, dos quais 785.991 doses já foram aplicadas.

O estudante Emanoel Carlos Pereira, de 17 anos, foi vacinado ontem contra a covid e estava acompanhado pelo avô, João Francisco Pereira, de 72 anos. “O meu avô e os meus pais já foram imunizados contra a Covid-19 e eu estava ansioso para ser vacinando e poder ficar protegido contra essa enfermidade, que já resultou em várias mortes”, comentou o adolescente.

Adriana Silva Ribeiro, de 17 anos, também tomou ontem a primeira dose do imunizante contra o coronavírus. Ela disse que ainda não teve a doença, mas a sua irmã, Renata Oliveira, de 30 anos, foi infectada e sentiu fortes dores pelo corpo e perdeu peso.

Gabriel Santos, de 17 anos, esperava ansioso para ser vacinado e poder voltar às aulas presenciais. Mesmo vacinado, ele deve manter as normas sanitárias para evitar a enfermidade, principalmente o uso da máscara no rosto. “Estou no terceiro ano do segundo grau e no fim do ano farei o Enem. As aulas presenciais vão ser importantes para obter bons pontos nesse exame, que vai ser a minha porta para entrar em uma universidade federal”, disse o estudante.

Avanço da vacinação
O prefeito Eduardo Braide esteve na manhã de ontem no Centro Municipal de Vacinação do Multicenter Sebrae, no Cohafuma, acompanhando a imunização. Ele disse que a vacinação contra a Covid-19 na capital maranhense está avançando a cada dia, com aceitação da população.

Braide frisou que São Luís foi a primeira capital brasileira a vacinar o público adulto sem comorbidade e grupos prioritários, segundo as orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

O gestor municipal ainda frisou que 59.739 adolescentes já tinham realizado o seu cadastro na plataforma Vacina São Luís e, somente ontem, havia a expectativa de imunizar cerca de 12 mil adolescentes de 17 anos. “A Anvisa liberou somente a Pfizer para imunizar os adolescentes. Nesta terça-feira, 13, estamos vacinando o público de 17 anos e, logo que chegarem novas doses, avançamos ainda mais a vacinação na nossa cidade”, declarou o prefeito.

Postos em ação
Os nove postos de vacinação distribuídos em São Luís estão funcionando desde ontem para atender os adolescentes. No período da manhã não houve registro de fila no drive-thru da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no campus Bacanga; o centro de vacinação da UNDB, no Renascença; e no IFMA do Maracanã.

No drive-thru do Ceuma, no Renascença já houve a ocorrência de pouca fila, enquanto a fila era moderada no drive-thru do Espaço Reserva do Shopping da Ilha; no Centro de Convenções da UFMA e no drive thru da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), na Cidade Operária. Fila intensa somente foi registrada no Centro de Vacinação do Multicenter Sebrae e no Centro de Vacinação da Uema.

Adolescente, de 17 anos, recebe a primeira dose da vacina contra a covid
Adolescente, de 17 anos, recebe a primeira dose da vacina contra a covid

Cadastro essencial
A Prefeitura informou que as pessoas, que vão se vacinar, precisam fazer o cadastro prévio na plataforma # VacinaSãoLuís para garantir a quantidades de doses necessárias para os grupos convocados aos locais de vacinação. Além do cadastro, que deve ser feito no site www.saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis, no ato da vacinação é necessário apresentar documento oficial com foto e o comprovante de residência.

Adultos imunizados
São Luís foi a primeira capital do país a vacinar pessoas a partir de 18 anos sem comorbidades contra a Covid-19. No dia 22 de junho, esse público tomou a primeira dose e era a idade mínima apta a receber as doses de vacinas, de acordo com o Ministério da Saúde.

O aumento da cobertura vacinal e a consequente aceleração da vacinação da população em São Luís foi possível após o envio de 300 mil doses extras de vacinas contra a Covid-19 pelo Ministério da Saúde, no dia 23 de maio, aos quatro municípios da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa).

Isso ocorreu após a confirmação de seis casos da Variante Delta, ou variante indiana em tripulantes do navioMV Shandong DA Zhi, proveniente da Índia. Das doses recebidas, 210 mil foram destinadas para a capital. A orientação na época, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, era que todo o lote de vacinas fosse aplicado em 1ª dose.

Outra razão para a aceleração da vacinação é que a população de cada faixa etária é diferente em cada capital do país. Segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maior parte da população da capital maranhense está na faixa etária entre 20 a 24 anos, que já tinha o direito de receber a primeira dose de vacinas na semana passada.

SAIBA MAIS

Postos de vacinação

  • Centro Municipal de Vacinação, no Multicenter Sebrae
  • Drive-thru do Shopping da Ilha
  • Drive-thru da Uema
  • Centro de Vacinação da Uema
  • Centro de Vacinação da UNDB
  • Drive-thru do Ceuma, no Renascença
  • Centro de Convenções da UFMA
  • Drive-thru da UFMA
  • IFMA Maracanã, zona rural

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.