Reunião

Flávio Dino comenta reunião de Fux com Bolsonaro: "inusitada quadra"

Presidente do STF, ministro Luiz Fux, convidou Bolsonaro para reunião após agravamento de crise institucional entre os Poderes

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(Flávio Dino)

SÃO LUÍS - O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), classificou de "inusitada quadra" a reunião solicitada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

A reunião foi solicitada pelo ministro após agravamento da crise institucional entre os Poderes.

Na interpretação de Flávio Dino, Bolsonaro foi na verdade convocado para obedecer a Constituição. "Não me lembro de outro momento em que o presidente da República foi convocado a comparecer ao STF para jurar - novamente - obedecer à Constituição. Cada dia uma novidade no Direito Constitucional pátrio. Serão necessárias décadas de estudos após o fim de tão inusitada quadra", disse.

Luiz Fux afirmou à imprensa que convidou Bolsonaro para uma reunião após "os últimos acontecimentos". Foi uma referência às críticas de Bolsonaro ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"Convidei o presidente da República para uma conversa diante dos últimos acontecimentos, onde debatemos quão importante para a democracia brasileira é o respeito às instituições, os limites impostos pela Constituição", afirmou Fux.

Segundo ele, Bolsonaro "entendeu". "Ao final, nós combinamos reunião entre os três poderes para fixarmos balizas sólidas para a democracia brasileira tendo em vista a estabilidade do nosso regime político", declarou o presidente do STF.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.