Vacina

Governo deve obter resposta sobre importação da Sputnik V nesta semana

Governador Flávio Dino afirmou que autorização deve ocorrer após a assinatura de um Termo encaminhado na quinta-feira pela Anvisa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(Sputnik)

SÃO LUÍS - O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), deve anunciar nesta semana um desfecho a respeito da importação da vacina russa Sputnik V.

O Maranhão tem assegurado o recebimento de 141 mil doses da vacina - após a assinatura de contrato -, que somente poderá ser aplicada em adultos saudáveis, ou seja, sem comorbidades, de 18 a 60 anos de idade.

Na semana passada, em entrevista coletiva, o chefe do Executivo afirmou que ainda não havia um prazo estipulado, naquela ocasião, para o recebimento de doses da vacina. Contudo, ele ponderou que a resposta deve ser dada pela Anvisa após a assinatura de um Termo.

Ele explicou que recebeu o Termo que deve celebrar o acordo entre Estado e a Anvisa na última quinta-feira.

Somente depois da assinatura do documento é que o Maranhão poderá receber a autorização para a importação de um lote da vacina russa.

“Está sob a análise da Secretaria de Saúde e da Procuradoria-Geral do Estado e hoje nós vamos concluir essa análise porque esse termo é que permite a celebração de um aditivo contratual com o Fundo Soberano da Rússia, que é um órgão do Governo da Rússia para que aí sim haja a licença de importação das vacinas”, explicou.

É provável, portanto, que nesta semana o Executivo já tenha uma previsão de chegada da Sputnik V.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.