Benefício

Povoados de Barreirinhas recebem investimento para melhor qualidade de energia elétrica

Equatorial Maranhão destinou quase 400 mil reais para beneficiar mais de 400 famílias da região

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
.
. (Equatorial Maranhão)

Maranhão - A Equatorial Maranhão segue investindo com o intuito de disponibilizar mais segurança e energia de qualidade para os clientes maranhenses. Nesse sentido, realizou uma importante obra de manutenção em alguns povoados do município de Barreirinhas. Entre os beneficiados estão Cardosa, Boa esperança, Prata, São João, Passagem do Lago, Siquiriba, Marajá, Extrema, Contenda, Juçara, Cercado, Quebra anzol, Tiúba, São Pedro, Baixão Um e povoado Pedras.

A obra foi concluída no mês de junho e contemplou a troca de 78 transformadores, equipamentos fundamentais na transmissão da energia elétrica, com investimentos de R$ 396 mil reais que trouxe satisfação e comodidade para as mais de 400 famílias dessa região. Essas melhorias na rede proporcionaram aos moradores mais qualidade no fornecimento da energia elétrica.

Antes de dar início à obra, a Equatorial realizou a análise da rede elétrica local, com levantamento completo da situação e informações necessárias para entender quais eram as melhorias que a rede precisava. Após essa etapa, as obras foram programadas, executadas e finalizadas com segurança para todos.

Segundo o líder de Base integrada da Equatorial Maranhão, seccional Barreirinhas, Ailton Pereira Santos, essa obra é de grande importância para a região, por disponibilizar mais qualidade no fornecimento de energia para as famílias. “Fizemos um grande esforço junto à comunidade para checar todas as necessidades de manutenção e levar melhoria na qualidade do fornecimento de energia para essas localidades. Foi um trabalho realizado com muita dedicação. As obras tiveram como objetivo proporcionar mais conforto com uma rede de energia de melhor desempenho. A comunidade vibrou com essas melhorias e nós ficamos felizes em cumprir o nosso papel de levar tudo de bom que a energia pode proporcionar.” enfatizou Ailton.

Para a realização dessas ações, foram envolvidas dez equipes, que não mediram esforços para entregar um trabalho de qualidade. O acesso ao local foi realizado por meio de carros traçados, que são adequados para o tipo de solo do local. Tudo foi feito para que as obras fossem realizadas e resultassem no aumento da confiabilidade no sistema.

Para o morador do Povoado Cardosa, Melquezedeque da Silva, que é professor de informática, os ganhos com essa obra são diversos. “Como eu trabalho em uma empresa dando aulas de informática, preciso de energia sempre. Antes havia algumas faltas por aqui e reunimos a comunidade em busca de melhorias junto à Equatorial, que logo deu retorno e buscou um diálogo com a gente, se comprometendo a resolver essa situação. Hoje a gente já pode contar com uma energia de mais qualidade e melhorou muito a nossa qualidade de vida aqui na região”, destacou.

Obras na região dos Lençóis Maranhenses
A região dos lençóis maranhenses ganhou recentemente a Subestação Lençóis, localizada no município de Humberto de Campos, às margens da BR-402. O empreendimento leva benefícios com uma energia elétrica mais firme e de qualidade para mais de 60 mil pessoas das cidades de Humberto de Campos, Santo Amaro, Morros e Primeira Cruz. Além da subestação, foi construída também uma nova rede de distribuição, com 68 km de extensão, interligando a Subestação Urbano Santos à Lençóis.

Vale destacar também o projeto de Universalização de Rede dos lençóis, onde a Equatorial Maranhão levou energia por meio do sistema de geração 100% sustentável de fonte fotovoltaica (energia solar), sem emissão de poluentes, beneficiando 143 famílias em seis povoados: Ponta do Atins, Ponta do Mangue; Mata Fome; Baixa Grande; Queimada dos Britos e Ponta Verde (Santo Amaro), com investimento de mais de 3 milhões de reais. Além desses povoados, outras 12 comunidades receberam energia elétrica por meio convencional (rede aérea) com postes de fibra para se adequar ao terreno arenoso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.