Vacina contra a covid

2ª dose da Astrazeneca poderá ser antecipada

Governador do Maranhão, Flávio Dino, disse que até próxima semana será decidido se ocorrerá a antecipação da aplicação da 2ª dose dessa vacina

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Caso os lotes de vacina Astrazeneca estejam próximos do fim do prazo de validade, segunda dose pode ser adiantada
Caso os lotes de vacina Astrazeneca estejam próximos do fim do prazo de validade, segunda dose pode ser adiantada (vacina contra a covid)

São Luís – Durante entrevista à imprensa realizada nesta sexta-feira (9), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), informou que a antecipação da segunda dose da vacina Astrazeneca, contra a Covid-19, ainda está sendo estudada, e que o governo estadual está seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

“É uma possibilidade em análise. Ontem mesmo fizemos uma reunião com nossa equipe, com a liderança do secretário Carlos Lula, e estamos debatendo. O nosso comitê científico local ainda não chegou a esta conclusão. Por enquanto, ainda não houve essa antecipação, e provavelmente na próxima semana tenhamos uma decisão, porque vamos ter que fazer alguma coisa”, explicou o governador, que ressaltou a baixa procura pela segunda dose no estado.

Imunização
Após o início da circulação da variante Delta no Brasil, um estudo publicado pela revista científica Nature mostrou que a imunização com as duas doses das vacinas Astrazeneca e Pfizer tem uma resposta de cerca de 95% contra a variante. Após o estudo, alguns estados brasileiros optaram por encurtar o espaçamento entre as duas doses da vacina, como o caso de Pernambuco (60 dias), Acre (45 dias), Santa Catarina (70 dias), Tocantins (80 dias), Espírito Santo (70 dias) e Piauí (70 dias).

De acordo com a bula da vacina, a aplicação da segunda dose pode ocorrer no intervalo de 4 a 12 semanas. Atualmente, o Ministério da Saúde Ministério da Saúde recomenda o maior prazo previsto em bula para aumentar o total de pessoas vacinadas com ao menos uma dose, já que a AstraZeneca oferece proteção parcial de 76% após 21 dias da primeira aplicação.

Em nota a O Estado, a Secretária Municipal de Saúde de São Luís (Semus) informou que, por meio do comitê específico de análise do Plano Municipal de Vacinação, está ciente da mudança de posicionamento de outros estados quanto à aplicação da vacina AstraZeneca e que também estuda o caso. A Semus ressaltou que, qualquer mudança ou permanência do atual intervalo de aplicação do imunizante, dependerá de orientação técnica do Ministério da Saúde (MS).

O Ministério da Saúde informou que “acompanha a evolução das diferentes variantes do Sars CoV-2 no território nacional e está atento à possibilidade de alterações no intervalo recomendado”. A pasta também disse que “o tema foi, inclusive, discutido amplamente na Câmara Técnica Assessora em Imunizações, em reunião realizada no dia 2 de julho deste ano, sendo que o parecer (...) foi a de manutenção deste intervalo”.

Prazo de validade
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, SES, informou, na última quinta-feira (8), que a antecipação da segunda dose da Astrazeneca podem acontecer no estado, em caso de lotes que já estejam perto de ter a validade vencida, e que a orientação já foi passada para os municípios.

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que, no Maranhão, o intervalo entre a aplicação da primeira e segunda doses segue o período recomendado pelo Ministério da Saúde. Ainda assim, apenas nos casos nos quais a validade dos lotes é curta, a SES orientou os municípios maranhenses à antecipação da aplicação da segunda dose da Astrazeneca, a partir da oitava semana após a primeira dose. O intervalo obedece à recomendação da bula da fabricante desta vacina, cujo intervalo entre a primeira e segunda doses pode ser de quatro até doze semanas”, diz a nota.

Durante entrevista à imprensa, o governador ressaltou que há baixa procura pela segunda dose da vacina em todo o Maranhão, e que o encurtamento do espaço entre as doses pode ser uma solução. “Se você tem um estoque dedicado a segunda dose e as pessoas não vão, por alguma razão, nós temos que fazer alguma coisa com a segunda dose das vacinas. Nós não vamos esperar eternamente, então estamos aguardando”, disse. De acordo com os dados disponibilizados pelo Consórcio de Imprensa, apenas 10,23% de toda a população, incluindo menores de 18 anos, receberam a segunda dose da imunização.

SAIBA MAIS

Dose premiada

Na tentativa de incentivar a população a tomar a segunda dose da vacina, O governo lançou o programa Dose Premiada, com prêmios de até R$ 10 mil.

“A ideia é ter estímulo, incentivo, motivação, animação para que com isso todos e todas, além de se sentirem valorizados no exercício dos seus direitos, lembrem de tomar a segunda dose da vacina. Vacina com eficácia plena: duas doses. Eu peço que todos que estão nos acompanhando, além de se interessar pelo sorteio, lembrem as pessoas das suas famílias. Compareceu na primeira dose, vá na data marcada para tomar a segunda dose. Tomou a segunda dose? Automaticamente está concorrendo ao programa Dose Premiada do Governo do Maranhão”, explicou o governador Flávio Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.