Nova remessa

Mais 45 mil doses de vacina contra covid são entregues ao Maranhão

Imunizantes, da Pfizer, serão distribuídos aos 217 municípios para dar continuidade à vacinação da população maranhense; está prevista para esta madrugada a chegada de outras 20.400 doses para aplicação no estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Novas doses foram armazenadas na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos
Novas doses foram armazenadas na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (vacinas chegam)

Maranhão recebeu, ontem, 45.630 doses de vacinas da Pfizer. As vacinas chegaram no período da tarde e foram encaminhadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), responsável pela distribuição dos imunizantes.

As vacinas da Pfizer são armazenadas em ultrafreezers, aparelhos que garantem a conservação adequada da vacina e podem chegar à temperatura de –86°. Durante o transporte, as doses são mantidas em temperatura de armazenamento de -25°C, e quando os municípios iniciam a aplicação, as vacinas devem estar entre +2° e +8°C e têm até 5 dias para serem utilizadas.

“Assim que as vacinas chegam ao território maranhense, elas passam pelo processo de recontagem, separação e posterior distribuição. Temos conseguido fazer essa entrega em tempo hábil e, a partir desta sexta-feira, estaremos enviando às cidades da Região Metropolitana e, no sábado, para as demais cidades do estado”, disse o secretário adjunto de Articulação Institucional da SES, Tiago Fernandes.

A distribuição continuará a ser realizada por via aérea, com auxílio de um helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA) da Polícia Militar, um avião e vans refrigeradas.

Nova remessa

Está prevista para esta madrugada a chegada de mais 20.400 doses de vacinas CoronaVac ao Maranhão. Com as novas remessas, o estado contabilizará 4.272.380 doses já recebidas, sendo 1.324.940 doses da CoronaVac, 2.402.100 doses da AstraZeneca, 435.240 doses da Pfizer e 110.100 doses da Janssen.

Grupos prioritários

Todos os 28 grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) foram atendidos com ao menos uma dose dos imunizantes. O marco foi atingido nesta quinta-feira (8), com o início da distribuição de mais 3,3 milhões de doses de vacinas Covid-19, que serão entregues em até 48 horas em todo o Brasil.

Os 2,4 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech são destinadas para primeira dose de trabalhadores industriais e pessoas de 55 a 59 anos, fora dos grupos prioritários.

As cerca de 937 mil doses da Coronavac/Butantan também serão destinadas à primeira e segunda dose da população em geral de 55 a 59 anos e à vacinação de 100% dos trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos. Com isso, todos os grupos prioritários definidos inicialmente para a campanha.

Outras categorias, como a dos bancários e dos trabalhadores dos Correios, serão incluídas no roll de grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19 a partir da semana que vem.

A estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é definida em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura vacinal no tempo recomendado, que é de 12 semanas para a vacina da Pfizer e 4 semanas para a vacina do Butantan.

Primeira dose

Brasil ultrapassou a marca de 80 milhões de pessoas que já receberam a primeira dose da vacina da Covid-19. O número representa que a campanha de vacinação para enfrentamento da pandemia do Ministério da Saúde já chegou aos braços de metade da população vacinável, estimada em 160 milhões de brasileiros com mais de 18 anos.

Do total de pessoas que receberam a primeira dose, 35,6% também já receberam a segunda dose das vacinas. São 28,9 milhões de brasileiros que completaram a segunda etapa da vacinação ou tomaram vacina de dose única. Ao todo, o Brasil já aplicou mais de 110,1 milhões de doses da vacina Covid-19.

Os dados estão na plataforma LocalizaSUS e estão atualizados até as 21 horas de 7 de julho. O sistema do Ministério da Saúde reúne uma série de informações relacionadas ao coronavírus, como o número de casos, óbitos, vacinação, distribuição de medicamentos e habilitação de leitos, por exemplo.

Pátria Vacinada

Até agora, o Ministério da Saúde já entregou aos estados e Distrito Federal cerca de 144 milhões de doses de vacinas Covid-19. Mais de 110 milhões de doses já foram aplicadas, sendo que metade da população-alvo da campanha já recebeu a primeira dose e 18% dos brasileiros já estão totalmente imunizados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.