Imunização

MA: 2,5 milhões já foram vacinados com primeira dose

De acordo com o Ministério da Saúde, 51,4% da população vacinável já tomou dose inicial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Idosa é vacinada em São Luís, cidade onde a imunização está mais avançada no Maranhão
Idosa é vacinada em São Luís, cidade onde a imunização está mais avançada no Maranhão (vacinação ma)

A vacinação contra a Covid-19 segue em ritmo acelerado. O Ministério da Saúde já distribuiu 4 milhões de doses para o Maranhão e mais de 2,5 milhões de pessoas já receberam pelo menos a 1ª dose da vacina no estado. Ou seja, cerca de 51,4 % da população vacinável já foi imunizada com a 1ª dose.

No Brasil, considera-se público-alvo da vacina Covid-19 todos os adultos maiores de 18 anos. No Maranhão esse grupo equivale a 4,8 milhões de pessoas.

Apesar de já ter vacinado mais da metade do público alvo, é essencial que a população tome duas doses para completar o ciclo vacinal. Entre as vacinas liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem aplicadas no Brasil deve-se tomar a 2ª dose da AstraZeneca/ Fiocruz; da Pfizer/BioNTech e da Coronavac/Butantan. Apenas a Janssen, da farmacêutica Johnson & Johnson, é dose única.

No Maranhão, cerca de 712,6 mil pessoas já completaram o esquema vacinal e estão mais protegidas de se contaminar com o vírus. O valor representa 14,5% do público alvo.

Cenário no Brasil

O Ministério da Saúde já distribuiu 143,9 milhões de vacinas para estados e municípios de forma proporcional. Mais de 110 milhões de doses já foram aplicadas. Quase metade do público vacinável nacional já recebeu pelo menos uma dose da vacina: 79,5 milhões de pessoas. O público-alvo brasileiro corresponde a cerca de 160 milhões de brasileiros. Até o momento, 28,2 milhões de pessoas já completaram o ciclo vacinável no Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.