Pandemia

Apesar do avanço da vacinação, casos ativos de covid crescem no MA

Boletins da SES, divulgados nas redes sociais, mostram esse crescimento; epidemiologista diz, no entanto, que parâmetro não traduz a realidade na capital, embora o número de internações ainda seja significativo

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Casos de covid ainda não caíram no Maranhão, apesar da intensificação da vacinação
Casos de covid ainda não caíram no Maranhão, apesar da intensificação da vacinação (teste rápido covid)

São Luís - Mesmo com o avanço da vacinação, os casos ativos de Covid-19 têm aumentado progressivamente no Maranhão. Basta conferir os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde em seu site ou no perfil oficial no Instagram (saudegovma) para se constatar essa curva ascendente.

Nos oito últimos boletins apresentados, os quais trazem, também, dados referentes a casos confirmados, recuperados, óbitos, suspeitos, descartados e o número de testes aplicados, o quantitativo de ativos segue uma escala progressiva.

No dia 30 de junho, por exemplo, os casos ativos somavam 32.164. No informativo seguinte, esse número pulou para 32.337, depois para 32.555 e, sem seguida, para 32. 659. Os boletins que se seguem mostram a continuidade do crescimento, com números de casos ativos saltando para 32.706, 32.769, 33.011 e 33.284, tendo esse último sido divulgado na quarta-feira, dia 7 de junho.

Conforme relatório do Ministério da Saúde, que informa a situação epidemiológica nos estados brasileiros, a cada 35 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, uma morre (323.043 casos ÷ 9.225 óbitos = 35,014415...). O boletim aponta, ainda, que o Maranhão é o 19° estado em número de casos, mas é o 16° em número de mortes. Ou seja, a letalidade no estado é mais alta do que em grande parte do Brasil. Um exemplo é o Distrito Federal, por exemplo, que tem mais de 112 mil casos e praticamente o mesmo número de óbitos do Maranhão.

Parâmetros
Segundo o epidemiologista Antônio Augusto Moura da Silva, titular do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no entanto, os dados ativos não deveriam ser usados como parâmetros, uma vez que se tratam de dados calculados a partir de uma conta fixa, considerando que os casos se recuperam em duas semanas.

“Este indicador é muito sensível à disponibilidade de testes, que varia muito e é um indicador atrasado. O número de casos ativos refletiria o que estava acontecendo há duas semanas , se o indicador fosse confiável”, frisou.

O infectologista acrescentou que outros indicadores podem ser avaliados para acompanhar a dinâmica da transmissão, como o número de casos hospitalizados por Covid-19 e o número de casos internados pela Síndrome Respiratória Aguda Grave.

“Não uso o número de casos por ter muito subregistro e ser muito sensível à disponibilidade de testes. Para se usar o número de óbitos, tem que se fazer correção para atraso de notificação. O número de internações na Grande Ilha vem caindo de forma lenta. Há muitas pessoas internadas ainda e a transmissão ainda é alta, mas há redução consistente dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no estado”, afirmou.

Conforme o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, no dia 7 de junho, a taxa de ocupação de leitos de UTI na Ilha de São Luís está em 81,72%. Já a taxa de ocupação de leitos clínicos está em 72,25%. Em Imperatriz, a taxa referente à UTI soma 51,39% e a leitos clínicos, 31,96%.

SAIBA MAIS

Casos ativos MA

Dia 30 de junho - 32.164
Dia 7 de julho - 33.284

Internações São Luís

Leitos UTI – 81,72%
Leitos clínicos 72,25%

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.