Vacina

Não há prazo para a chegada da Sputnik V no Maranhão, diz governador

O Maranhão tem assegurado o recebimento de 141 mil doses da vacina - após a assinatura de contrato -, que somente poderá ser aplicada em adultos saudáveis, ou seja, sem comorbidades, de 18 a 60 anos de idade

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(Sputnik V )

SÃO LUÍS - O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), afirmou em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (9), que ainda não há prazo definido para que o estado receba lote da vacina russa Sputnik V.

O Maranhão tem assegurado o recebimento de 141 mil doses da vacina - após a assinatura de contrato -, que somente poderá ser aplicada em adultos saudáveis, ou seja, sem comorbidades, de 18 a 60 anos de idade.

O posicionamento do chefe do Executivo ocorreu após o governador do estado do Piauí, Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste, afirmar que as doses devem chegar nos próximos dias aos estados da região.

Dino explicou durante a entrevista que recebeu somente ontem o Termo que deve ser celebrado entre o Estado e a Anvisa.

Ele disse que ainda é preciso cumprir pelo menos duas etapas antes de obter a autorização para importar a vacina.

“Está sob a análise da Secretaria de Saúde e da Procuradoria-Geral do Estado e hoje nós vamos concluir essa análise porque esse termo é que permite a celebração de um aditivo contratual com o Fundo Soberano da Rússia, que é um órgão do Governo da Rússia para que aí sim haja a licença de importação das vacinas”, explicou.

Flávio Dino ponderou que não há como “cravar” uma data, uma vez que ainda depende de dois atos jurídicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.