Covid-19

Cresce a pressão por revacinação de idosos e de profissionais de saúde

Depois do deputado Yglésio Moyses defender a revacinação para quem tomou CoronaVac, foi a vez de César Pires afirmar que existe necessidade de vacinar de novo profissionais de saúde e idosos

Gilberto Léda/Editoria de Política

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
César Pires diz que idosos e profissionais de saúde devem ser revacinados
César Pires diz que idosos e profissionais de saúde devem ser revacinados (César Pires)

A ocorrência de novos casos de óbitos por Covid-19 entre idosos que tomaram duas doses de CoronaVac no Maranhão tem feito crescer entre a classe política a cobrança por revacinação desse público no estado.

Na manhã de ontem, 7, o deputado César Pires (PV) foi à tribuna da Assembleia Legislativa, para demonstrar preocupação com o fato, e cobrar, ainda, que profissionais de saúde também sejam incluídos no reforço. “E se fosse possível, que esses profissionais tomassem outro tipo de vacina, para reforçar sua imunização e evitar mais mortes", enfatizou ele.

Citando três amigos vítimas da Covid-19 que faleceram mesmo tendo tomado as duas doses da vacina CoronaVac, César Pires disse que ouviu infectologistas, virologistas, epidemiologistas antes de sair em defesa da revacinação dos profissionais de saúde.

"Citei três casos, mas poderia citar muito mais de pessoas que conheço que tomaram a CoronaVac. É claro que devemos também considerar que essa foi a primeira vacina utilizada, à mercê das suas limitações e da ansiedade das pessoas", declarou ele.

Pires disse, ainda, que pessoas de alto vulto da política maranhense e ex-prefeitos que fizeram exames após receberem as duas doses da Coronavac e não ter nenhum anticorpo. "Os amigos falecidos mesmo já imunizados e esses que tive conhecimento de que não apresentaram anticorpos após vacinados têm mais de 70 anos de idade. Devemos questionar a eficácia da vacina para esse faixa etária? É uma questão grave que precisa ser avaliada", ressaltou.

Convocação

Mesmo questionando a eficácia da CoronaVac para os mais idosos e defendendo a revacinação dos profissionais de saúde que receberam essa vacina, o deputado fez questão de conclamar a população a buscar a vacina e tomar as duas doses, como única forma de enfrentar o coronavírus.

"O governador Flávio Dino disse que mais de 100 mil pessoas no Maranhão não foram tomar a segunda dose, o que é gravíssimo. Não temos a intenção de causar alarde com o nosso questionamento, mas sim defender que os profissionais de saúde tenham reforçada a sua imunização, para que possam continuar prestando assistência à população", finalizou ele.

Em aparte ao discurso de Pires, o deputado estadual Yglésio Moisés (Pros) disse ficar feliz com o pronunciamento de César Pires, pois reforça o seu posicionamento também em defesa da revacinação para os que tomaram CoronaVac. "Essa discussão ganha corpo com a adesão de pessoas qualificadas, como o deputado César Pires. É uma questão muito séria que precisa ser debatida", declarou ele, que foi o primeiro parlamentar maranhense a cobrar revacinação.

Ainda na primeira quinzena de junho, ele chegou a protocolar uma ação na Justiça estadual pedindo a revacinação, no Maranhão, de todos os idosos que tomaram o imunizante chinês.

Mais

Apesar dos apelos, a médica infectologista Maria dos Remédios declarou, no dia 18 de junho, em entrevista ao programa Ponto Final, da Mirante AM, que as vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estão sendo aplicadas na população brasileira, são seguras e que é necessário haver cautela ao falarmos sobre revacinação para idosos que receberam a CoronVac.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.