Coronavírus

Brasil supera marca de 110 milhões de doses de vacinas Covid-19 aplicadas

Ministério da Saúde já distribuiu mais de 143 milhões de doses de vacinas aos estados e Distrito Federal desde o início da campanha de vacinação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(vacina / vacinação / covid-19 / coronavirua)

Brasília - O Brasil segue em ritmo acelerado na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Prova disso é que mais de 110 milhões de doses de vacinas já foram aplicadas na população. Com o esforço do governo federal, estados e municípios, mais da metade da população vacinável já recebeu pelo menos uma dose do imunizante, ou seja, mais de 80 milhões de brasileiros tomaram a primeira dose da vacina Covid-19.

Os números podem ser acessados pela plataforma LocalizaSUS.

No Brasil, considera-se público vacinável pessoas maiores de 18 anos, o que corresponde a cerca de 160 milhões de brasileiros. O Ministério da Saúde já distribuiu mais 143 milhões de doses de vacinas Covid-19 para estados e Distrito Federal, possibilitando a imunização de 100% dos grupos prioritários da campanha, com pelo menos uma dose da vacina.

Para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a marca atingida vai além dos números. “Os efeitos da nossa campanha de vacinação podem ser percebidos na redução de óbitos e de internações decorrentes da doença. Estamos no caminho certo para salvar cada vez mais vidas”, afirmou.

Queiroga também ressaltou a importância de que a população complete o esquema vacinal com as duas doses dos imunizantes, quando necessário. “A melhor vacina é aquela aplicada no braço do brasileiro. E, para que ela tenha o efeito desejado, é preciso que a pessoa vá até o local de vacinação no prazo correto e tome a segunda dose. Só assim a imunização estará completa”, reforçou.

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (7/7) campanha para incentivar a vacinação com a segunda dose do imunizante. Entre as vacinas liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para serem aplicadas no Brasil, deve-se tomar a 2ª dose dos imunizantes da AstraZeneca/Fiocruz, da Pfizer/BioNTech e da Coronavac/Butantan. Apenas a Janssen, da farmacêutica Johnson & Johnson, é dose única.

Previsão

A imunização da população brasileira é prioridade número um do Ministério da Saúde, que já contratou mais de 630 milhões de doses de vacinas Covid-19 para 2021 por meio de acordos com diferentes laboratórios. Em julho, a previsão é que o Ministério da Saúde receba dos laboratórios contratados mais de 41 milhões de doses de vacinas Covid-19.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.