Resgate

UFMA realiza Seminário Memorial Cristo Rei: Nossa Memória Fala

Lançamento de podcast, apresentações culturais, oficina de desenho e minicurso integram a programação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Palácio Cristo Rei será exaltado no evento como guardião da memória
Palácio Cristo Rei será exaltado no evento como guardião da memória (palácio ufma)

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), realizará, hoje e amanha, o Seminário Memorial Cristo Rei: Nossa Memória Fala, que contará com lançamento de podcast, apresentações culturais, minicurso, oficina de desenho, exposição virtual, entre outras atividades. O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal Institucional da UFMA no YouTube.

Hoje, às 9h, haverá a abertura do Seminário, que contará com a participação da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, e também com o lançamento do podcast “Nossa Memória Fala”. Neste mesmo dia, haverá ainda a palestra “Palácio Cristo Rei: Guardião das Memórias da UFMA”, apresentação cultural musical, o minicurso “Museologia Social e Inventários Participativos” e o encerramento, às 16h, com a oficina de desenho criativo.

Amanhã, será realizada uma exposição virtual com desenhos em homenagem ao Palácio Cristo Rei, a qual, além da transmissão no Canal Institucional da UFMA no YouTube, contará também com a exibição, por meio do Instagram Memorial Cristo Rei.

Olimpíada

Com o objetivo de estabelecer apoio à Olimpíada Nacional de Ciências – ONC, organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), sob coordenação do professor Jean Catapreta, os professores da UFMA Carlos Alberto Brito e Mikele Cândida Sousa, do curso de Engenharia Aeroespacial, e Patryckson Marinho Santos, do curso de Engenharia Elétrica, estiveram reunidos na quinta-feira, 1º de julho, com o diretor e vice-diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), respectivamente, os coronéis-aviadores Marcello Correa de Souza e Glauco dos Santos Cândidos, além do estudante do curso de economia da UFMA e empreendedor social, Henrique Carneiro, representando os discentes da Universidade.

“Estamos muito felizes com a celebração deste acordo, será uma oportunidade única para os estudantes premiados na ONC visitarem um Centro Espacial”, destacou Catapreta.

Segundo o professor Carlos Brito, os premiados da ONC ainda devem vivenciar uma oficina de artefato tecnológico espacial (nanossatelite), que será lançado em um balão estratosférico em uma competição promovida por alunos da Engenharia Aeroespacial, do Curso de Ciência e Tecnologia e demais cursos da UFMA. “O objetivo é conhecer na prática como se realiza a telemetria de dados entre uma estação terrestre e um satélite artificial. A competição de sondas estratosféricas é promovida pela Coordenação da Engenharia Aeroespacial e tem apoio da divisão de meteorologia do CLA”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.