Pandemia de covid

Seis bairros lideram lista de descumprimentos de normas sanitárias contra a Covid-19

Conforme a Vigilância Sanitária Estadual, os maiores desrespeitos foram constatados no Centro, Calhau, Cohatrac, Cohab, Cohama e Turu; Avenida Litorânea e São José de Ribamar completam a lista

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Centro está na lista dos bairros que mais desrespeitam os protocolos sanitários para prevenir covid
Centro está na lista dos bairros que mais desrespeitam os protocolos sanitários para prevenir covid (Centro)

São Luís - Centro, Calhau, Cohatrac, Cohab, Cohama e Turu são os bairros nos quais a Vigilância Sanitária mais autuou estabelecimentos por descumprirem protocolos sanitários exigidos para conter a propagação do novo coronavírus. A lista inclui, ainda, a Avenida Litorânea e o município de São José de Ribamar. As ações deste ano, também motivadas por denúncias, já resultaram em 6.006 autuações, entre multas e interdições sanitárias.

Conforme o mais recente Boletim Informativo da Superintendência de Vigilância Sanitária, foram realizadas 13.280 ações para apuração de denúncias de riscos e agravos decorrentes da Covid-19 em 2021. Entre as autuações, foram contabilizadas 72 multas e 94 interdições sanitárias de estabelecimentos reincidentes ou que se recusaram a cumprir os decretos estaduais. Só em bares e restaurantes foram 2.191 ações de fiscalização.

As mais de seis mil autuações resultaram de inconformidades como a ausência de itens de controle e higienização e de cartaz com instruções, do desrespeito ao distanciamento social, da não disponibilização de álcool em gel, de grandes aglomerações e do não-uso de máscara. Além disso, foram observados desrespeitos com relação ao distanciamento entre cadeiras e mesas e falta de circulação de ar com ventilação natural.

As fiscalizações acontecem diariamente, nos três turnos, incluindo sábados, domingos e feriados, tendo como foco a verificação dos protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia da Covid-19 vigentes. As denúncias sobre descumprimento de medidas restritivas podem ser realizadas pelo telefone da Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde, no número 160, ou pelos números (98) 98451-354 (PMMA) e 99207-7468 (Procon).

Entre as novas medidas restritivas anunciadas pelo Governo do Estado está a restrição de 150 pessoas em eventos em todo o Maranhão, bem como o funcionamento de bares e restaurantes e a realização de eventos até meia-noite na Grande Ilha. A capacidade de supermercados, academias, salões, bares e restaurantes foi ampliada para 70%. As medidas estão vigentes até 12 de julho.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que a Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Maranhão realiza, diariamente, ações de verificação dos protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19, assim como a busca por estabelecimentos que estejam descumprindo as restrições previstas no decreto estadual. As atividades acontecem em três turnos, incluindo sábados, domingos e feriados.

O órgão informou, também, que as áreas de atuação são mapeadas com base nos critérios de concentração de estabelecimentos e segmentos econômicos que possam promover aglomeração de pessoas, denúncias recebidas via canais de comunicação estabelecidos pelo Governo do Maranhão e localidades onde os dados epidemiológicos demonstram taxas elevadas de casos e óbitos da Covid-19.

As ações são reavaliadas diariamente, podendo ter o planejamento revisto a qualquer momento, dependendo da dinâmica observada pelas ações de fiscalização realizadas quanto à observação do atendimento aos protocolos pelos estabelecimentos, assim como dos dados epidemiológicos referentes à pandemia da Covid-19, principalmente quanto ao ritmo de contágio, taxa de letalidade e ocupação de leitos hospitalares.

NÚMEROS

6.006 autuações da Vigilância Sanitária este ano, entre multas e interdições sanitárias

13.280 ações realizadas para apuração de denúncias de riscos e agravos decorrentes da Covid-19 em 2021

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.