Carreira

Dicas de como conseguir emprego em 2021

Rede de educação estende ofertas de vagas de trabalho para os pais dos estudantes como forma de auxiliar a todos - São quase 5 mil vagas de trabalho

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(currículos)

São Paulo - A crise provocada pela COVID-19 atingiu em cheio a economia mundial. Aqui no Brasil, além da superlotação do sistema de saúde pública, o vírus alavancou o desemprego. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego se manteve no recorde histórico da série (apuração) iniciada desde 2012, em 14,7% entre fevereiro e abril de 2021. Em comparação com 2020, avançou em 2,1 pontos percentuais (12,6%).

Dados analisados pelo LCA Consultores, a partir de um levantamento de pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aponta que a taxa de desemprego dos jovens cresceu 38,8% no terceiro trimestre do ano passado. No primeiro trimestre da pandemia, em 2020, a taxa foi de 27,7%. Hoje mais de 8 milhões de pessoas, de 14 a 25 anos, estão em busca de trabalho.

Para 77% dos jovens, ter pouco tempo de trabalho, sem muita experiência e/ou qualificação é o que mais foi destacado na pesquisa. "Devido à crise, o mercado tende a ficar mais exigente no perfil dos profissionais, mas não há porque desanimar, cursos profissionalizantes podem ser o diferencial ", afirma Jefferson Vendrametto, sócio-acionista do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos).

Jefferson Vendrametto, Especialista em educação e Sócio Acionista do Cebrac, lista dicas de como conseguir um emprego:

Faça currículos atrativos e sem informações em excesso
Já está ultrapassado currículos com muitas informações, prolixo, e em formatos sem objetividade. Inove, e coloque apenas as informações que serão necessárias para aquela vaga. Seja objetivo(a). Se cadastre em diversos sites como os do CEBRAC Empregos que oferecem o currículo on-line gratuito, e com modelos diferenciados. Aposte em uma foto adequada, a apresentação conta bastante para qualquer vaga de emprego.

Aposte nos cursos e especializações
Se puder fazer algum curso, que seja em uma área de ampla contratação, como está acontecendo com as empresas de T.I e Administração faça. Pode ser uma oportunidade para você que perdeu o emprego e não sabe o que fazer ou em qual área investir sua próxima qualificação. Isso é um diferencial.

Pesquise sobre as empresas
Pesquisar a empresa e a área de atuação garantirá que na entrevista você se saia bem e fale com propriedade. Saiba quais áreas seu serviço pode ser útil, e pesquise sobre as empresas que você tenha vontade de aprender a trabalhar. Cheque os valores da companhia, oportunidade de crescimento, treinamentos oferecidos e busque nas redes sociais voltadas a contatos profissionais vagas e profissionais que podem te direcionar a novas oportunidades por meio da rede de contatos que a plataforma propicia.

Tenha foco, disciplina e comprometimento
Estes três pilares são os que movem qualquer âmbito de relações trabalhistas. As habilidades podem ser desenvolvidas, mas se o candidato não tiver nítido o que ele quer, manter-se focado mesmo na pressão e comprometido com os resultados e processos da empresa, isso transparecerá durante a entrevista. Agora, mais que nunca, estas habilidades estão sendo testadas, principalmente com o Home Office em alta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.