Eleições 2022

Aliados comentam a reunião com Dino sobre candidatura ao governo

Governador disse que o grupo precisa permanecer unido; pesquisa, viabilidade política e continuidade aos projetos do governo atual são os critérios para escolha

Gilberto Léda/ da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Flávio Dino reuniu aliados no Palácio dos Leões para tratar das eleições de 2022
Flávio Dino reuniu aliados no Palácio dos Leões para tratar das eleições de 2022 (Flávio Dino)

A reunião ocorrida na noite de segunda-feira, 5, no Palácio dos Leões, marcou o pontapé inicial das discussões do governador Flávio Dino (PSB) com o seu grupo político pela definição de uma candidatura ao Governo do Maranhão, em 2022.

Por ora, o socialista tem feito o meio de campo para evitar um racha, diante de quatro pré-candidaturas já lançadas.

A intenção do governador - firmada em carta compromisso assinada pelos líderes partidários - é que apenas um nome do grupo seja candidato ao Executivo.

Ele adotou agora uma postura mais pragmática por dois motivos: quer evitar em 2022 a formação de um “consórcio de candidatos”, como o que ocorreu em 2020, quando Eduardo Braide (Podemos) derrotou quase uma dezena de dinistas para se eleger prefeito de São Luís; e quer barrar a possibilidade de nova vitória da oposição, que está mais forte a um ano da eleição, como mostrou o resultado da pesquisa Escutec/O Estado, divulgada no fim de semana.

Após o encontro, três dos pré-candidatos dinistas comentaram o que foi debatido.

“Nosso amigo, companheiro de jornada política e líder, Flávio Dino, reuniu a todos para oficializar a sua pré-candidatura ao Senado. Assim caminharemos. Juntos. Um só nome e um só projeto. Conte comigo! Vamos em frente!”, destacou Carlos Brandão, tido nos bastidores como o preferido do governador.

Consenso

Weverton, por sua vez, também ressaltou o início de uma tentativa de consenso.

“Juntos continuaremos trabalhando pelo estado e construiremos um caminho para 2022, tendo Flávio Dino como candidato a senador. Voltaremos a nos reunir em novembro quando, uma vez definidas as regras eleitorais para 2022, decidiremos sobre a candidatura ao governo do estado”, afirmou o senador.

Já o suplente de deputado federal Simplício Araújo (SD), atual secretário de Estado da Indústria Comércio e Energia, que também almeja uma candidatura ao governo, destacou que, por enquanto, Dino ainda “não tem candidato definido”, o que, para ele, pode significar a esperança de ser o nome do grupo.

“Flávio Dino não tem candidato definido, pediu ao grupo que buscasse se manter unido e definir por apenas um nome a governador. Vai aguardar e apoiar o nome que tiver aceitação popular, possuir capacidade de agregar o grupo e avançar mantendo os importantes avanços do seu governo. Somos 4 pré-candidatos: Carlos Brandão, Weverton Rocha, Josimar de Maranhãozinho e eu, Simplício Araújo. Dentro desses critérios, iremos convergir para uma única candidatura, em novembro. Todas as lideranças presentes apoiam Flávio Dino para o Senado ou para a vice-presidência da República”, finalizou.

Saiba mais

O próprio governador Flávio Dino também comentou o encontro, mas sem dar muito detalhes dos seus rumos políticos. “Nesta segunda, fiz reunião com líderes dos partidos que integram o nosso governo. Todos compareceram e fizemos ótimo debate sobre metas administrativas cumpridas e novos compromissos. A união faz a força, para seguir com políticas inovadoras e concretizando mudanças no Maranhão”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.