Eleições 2022

PSD ampliará conversas para alianças por Edivaldo Júnior

Presidente estadual do partido, deputado Edilázio Júnior, confirmou pretensão a O Estado e afirmou que a sigla quer apresentar uma proposta de "terceira via" por candidatura ao governo maranhense em 2022

Thiago Bastos e José Linhares Jr / Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Na Pesquisa Escutec/O Estado divulgada na edição do fim de semana, Edivaldo aparece no cenário estimulado em terceiro lugar
Na Pesquisa Escutec/O Estado divulgada na edição do fim de semana, Edivaldo aparece no cenário estimulado em terceiro lugar (Edivaldo Júnior)

SÃO LUÍS - O Partido Social Democrático (PSD) quer intensificar, nos próximos dias, as conversas em prol de alianças pela candidatura do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSD), ao governo maranhense. A sigla, por meio da direção estadual, confirmou o convite ao ex-gestor da capital e disse que “espera pelo sinal verde” do próprio Edivaldo para confirmar oficialmente o novo membro nos quadros.

Pela avaliação interna, o desempenho de Edivaldo Júnior nas prévias pela corrida estadual no ano que vem faz o partido bancar a aposta no gestor. Soma-se a isso o fato de que o próprio Edivaldo Júnior dá sinais a aliados e por movimentos políticos de que almeja tal pré-candidatura.

A mais recente prova disso foi a saída do PDT após cinco anos, onde nutria de estabilidade e de confiança dos correligionários. No entanto, sem espaço para bancar uma candidatura própria, tendo em vista a pretensão do então colega de partido, Weverton Rocha (PDT), de sair como candidato ao governo, não restou à Edivaldo lançar-se no movimento de saída dos quadros da legenda.

Após quase dois meses de negociações, que envolveram a direção do PTB – neste momento a cargo da deputada estadual Mical Damasceno – Edivaldo recebeu o convite da direção nacional do PSD. A O Estado, o presidente estadual do social-democrático, o deputado federal Edilázio Júnior, destacou o potencial de crescimento de Edivaldo Júnior que, mesmo sem anunciar explicitamente qualquer pretensão política, aparece bem posicionando nas prévias.

Pesquisa

Na Pesquisa Escutec/O Estado, por exemplo, divulgada na edição do fim de semana, Edivaldo aparece no cenário estimulado em terceiro lugar (com 14% das pretensões de voto), sendo superado apenas pela ex-governadora Roseana Sarney (MDB) e por Weverton Rocha (PDT).

Sem a ex-governadora, Edivaldo Júnior sobe na preferência e aparece com 18%, atrás apenas do pré-candidato pedetista. Para Edilázio Júnior, os números reforçam a boa escolha no nome de Edivaldo. “O PSD tem sim interesse na candidatura do ex-prefeito Edivaldo Júnior. Isso já fora debatido em níveis estadual e nacional. E a receptividade no nível estadual foi a melhor possível”, afirmou.

Segundo ele, assim que for aceito o convite, o próximo passo será ampliar a base de apoio ao projeto, “A gente vai abrir diálogo com todas as agremiações que se mostrem interessadas em outro momento. Trata-se de um nome com potencial para ser o próximo governador”, disse o presidente do PSD.

Avaliação

Após a saída da prefeitura em 2020, Edivaldo Júnior manteve a estratégia de relembrar, via redes sociais, ações que nortearam sua passagem pelo La Ravardière. Em novembro do ano passado, divulgação de pesquisa Ibope (com número de identificação na Justiça Eleitoral de MA‐08294/2020) encomendada pela TV Mirante e que ouviu 805 eleitores, apontou que 23% dos entrevistados consideraram sua gestão como boa na capital. Outros 43% avaliaram como regular.

A expectativa fica pela reação da base governista estadual com a migração de Edivaldo aos quadros do PSD, já que o partido tem predileção às pautas defendidas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) a quem o governador do Estado, Flávio Dino (PSB) faz oposição. No entanto, o apoio recebido de forma maciça da direção nacional do PSD fez com que Edivaldo aceitasse o convite.

Neste caso, apesar da tentativa da direção maranhense do PSD de fazer transparecer inúmeras opções de escolha partidária, por enquanto apenas o PTB neste momento aparece como partido mais forte por uma provável aliança.

Mais Tendência

A filiação de Edivaldo Júnior nos quadros do PSD segue uma tendência do partido de fortalecimento da sigla no cenário nacional. Além do ex-prefeito da cidade, a cúpula social-democrática também arregimenta forças para ter o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin como membro. A ideia é ampliar o número de representantes em quadros eleitorais mais robustos. O ex-governador de São Paulo, por exemplo, pode concorrer com o candidato do atual gestor João Dória (PSDB).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.