Gestão

Escutec: 67% afirmam aprovar a gestão de Braide em São Luís

Segundo pesquisa Escutec/O Estado, 28% disseram desaprovar. Administração de Jair Bolsonaro (sem partido) e Flávio Dino (PSB) também foram avaliadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Segundo levantamento da Escutec, gestão do prefeito Eduardo Braide tem aprovação de 67% na capital
Segundo levantamento da Escutec, gestão do prefeito Eduardo Braide tem aprovação de 67% na capital (braide vacina)

SÃO LUÍS - A pesquisa Escutec/O Estado de intenções de votos divulgada na edição do fim de semana também levantou as avaliações das gestões do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do governador Flávio Dino (PSB) entre os maranhenses e do prefeito Eduardo Braide (Podemos) entre os ludovicenses.

Na capital, a gestão do novo prefeito é aprovada por quase 70% dos eleitores. Segundo o levantamento, 67% disseram aprovar a administração Braide, contra 28% que desaprovam. Outros 5% não sabem, ou não responderam. Ao avaliar a gestão, 54% a consideraram ótima ou boa, e 19% ruim ou péssima.

Situação parecida tem o governador Flávio Dino. Na capital, 58% o aprovam e 36%, desaprovam. Quando o recorte é estadual, o resultado é muito parecido: a gestão do socialista é aprovada por 57% dos maranhenses entrevistados, e desaprovada por 37%. Em relação à avaliação estadual, 39% acham a administração Dino ótima ou boa, e 28% ruim ou péssima.

Mal avaliado

Já o presidente Jair Bolsonaro enfrenta cenário adverso tanto na capital quanto no restante do estado.

Quando avaliado apenas pelos eleitores de São Luís, ele tem aprovação de 34%, contra 63% de desaprovação.

Já na pesquisa estadual, o presidente aparece com 31% de aprovação, e os mesmos 63% de desaprovação. Na avaliação de 17% dos eleitores maranhenses, Bolsonaro faz uma administração boa ou ótima. Para outros 55% ,é ruim ou péssima.

Votos

No fim de semana, O Estado já havia adiantado números do levantamento relacionados às intenções de votos para governador, senador e presidente da República.

O resultado confirmou que o governador Flávio Dino e a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) seguem como principais lideranças políticas do estado, e que Jair Bolsonaro segue rejeitado pelos maranhenses – no Maranhão, ele já foi derrotado em 2018 na disputa presidencial.

Roseana, por exemplo, lidera em todos os cenários para o governo, inclusive no espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos possíveis candidatos aos entrevistados. Já Dino lidera com folga para o Senado. Bolsonaro, por outro lado, perde para o ex-presidente Lula.

Mais

O Instituto Escutec ouviu 500 eleitores, nos dias 23 a 27 de junho, na capital. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. No levantamento em todo o estado, o instituto ouviu 2,4 mil eleitores em todas as regiões do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.