Tanque furado

Justiça suspende reembolso de despesas de combustível de deputado do MA

Decisão atinge 104 deputados e entre eles um maranhense: Marreca Filho

Gilberto Léda/Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Marreca Filho deve ser atingido por decisão judicial
Marreca Filho deve ser atingido por decisão judicial (Marreca Filho)

A Justiça Federal decidiu suspender o pagamento das despesas com combustíveis dos 104 deputados federais citados no relatório da Operação Tanque Furado, feito pela ONG Instituto Ops, que auditou 1.863 notas fiscais de abastecimento de veículos de deputados e assessores entre 2019 e 2020.

O despacho é do juiz federal Renato Coelho Borelli - em ação proposta pelo vereador de São Paulo Fernando Holiday e pelo coordenador do Novo Lucas Pavanto - e atinge pelo menos um deputado maranhense: Marreca Filho (Patriota).

De acordo com os dados levantados pela ONG, Marrequinha abasteceu 178 vezes no dia 9 de novembro de 2019 e 71 vezes dois dias depois (reveja).

Em nota emitida aquando da divulgação do relatório, o parlamentar negou irregularidade e disse que o valor referia-se ao consumo consolidado do período de um mês, não de um dia.

“A norma que regula o uso da verba permite que os gastos feitos com combustível durante um mês sejam consolidados em uma única nota, que foi o que ocorreu no caso citado”, diz o comunicado oficial.

De acordo com o despacho judicial, a Câmara dos Deputados deve se abster “de realizar reembolso das despesas efetuadas com combustíveis dos deputados indicados no relatório do Instituto OPS (ID 516541876), até que ocorra a devida prestação de contas pelos parlamentares”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.