No comando

Roseana é eleita por unanimidade presidente estadual do MDB no Maranhão

Ex-governadora foi eleita em chapa única, durante a convenção estadual do partido

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(Roseana Sarney )

SÃO LUÍS - A ex-governadora Roseana Sarney foi eleita por unanimidade a presidente do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Maranhão. Ela conduzirá o partido na eleição de 2022 no estado. Durante o seu discurso de posse, Roseana evitou tratar do posicionamento da sigla na eleição majoritária do próximo ano.

O deputado estadual Roberto Costa foi eleito primeiro vice-presidente do diretório estadual do MDB. Os deputados federais Hildo Rocha e João Marcelo também integram a nova direção da legenda.

A convenção estadual foi realizada de forma híbrida [presencial e virtual] da sede do diretório municipal da legenda em São Luís, e contou com a participação das lideranças do partido.

A eleição ocorreu por voto direto e secreto. Para o Diretório Estadual foram eleitos 45 membros e 15 suplentes. Também foram eleitos 10 delegados e suplente à Convenção Nacional do MDB; além de eleita a Comissão de Ética e Disciplina e seus suplentes e a Comissão Executiva e o Conselho Fiscal da sigla no estado.

Ao todo, 75 delegados votaram no pleito. Destes, 64 de forma presencial e 11 na plataforma virtual. Todos os votos foram favoráveis à chapa de Roseana. Não houve, portanto, registro de votos negativos, brancos ou nulos.

Logo após ter sido empossada no cargo, Roseana Sarney agradeceu aos correligionários pela eleição. Ela fez referência a João Alberto e a Remi Ribeiro e afirmou que dará continuidade ao trabalho de fortalecimento da legenda.

“Por tudo o que já vivi e pelos cargos que já exerci, me sinto apta para esse trabalho, para esse projeto”, disse.

No seu discurso, Roseana falou sobre a história política do partido no país e pontuou alguns dos programas das gestões que ela exerceu no comando do Executivo no estado.

Ela também afirmou que criará um programa de ações solidárias no partido e disse que trabalhará pela reconstrução da sigla. A emedebista evitou falar sobre o seu posicionamento a respeito do pleito de 2022.

Lobão Filho reconheceu a gestão do ex-senador João Alberto no comando do partido e deu ênfase à expectativa dentro do MDB com a disposição de Roseana para comandar a sigla no pleito de 2022.

“Fico muito feliz com essa oxigenação do MDB para se preparar para as próximas eleições. Roseana trará uma energia pulsante para o novo MDB e isso vai se refletir de uma forma muito forte para as próximas eleições. Fico muito feliz em fazer parte desses possíveis próximos candidatos do partido. Roseana tem estatura política para ser candidata a senadora ou governadora, se assim quiser. Roseana trará esse vigor máximo ao partido. O ex-senador João Alberto e o meu pai [ex-senador Edison Lobão] já contribuíram muito e agora decidiram, merecidamente, descansar. E eu estou muito feliz e entusiasmado com esse novo momento”, pontuou.

O deputado estadual Arnaldo Melo, ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-governador, destacou à atuação de Roseana no MDB.

“Sempre tive a honra de ser seu companheiro no partido e no grupo político. Hoje estou aqui atendendo a seu convite para que nós possamos revigorar, restruturar esse MDB que é um grande partido nacional. Esse partido escreveu sem dúvida o maior capítulo contemporâneo da história política desse país. E teremos, mais uma vez, a sabedoria do ex-senador José Sarney, ao lado de João Alberto e de Roseana, para saber que posição o partido vai adotar na eleição do próximo ano”, completou.

Roberto Costa disse que o partido começará a discutir a construção de chapas para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa em 2022 e a posição da sigla em relação à disputa majoritária. Costa assegurou que o MDB conversará a partir de agora com todas correntes políticas do estado, para discutir o Maranhão “pós-pandemia” e disse acreditar que Roseana terá sabedoria para conduzir a legenda no processo eleitoral do próximo ano.

Saiba Mais

O ex-senador João Alberto, que por mais de duas décadas esteve no comando da sigla, foi eleito presidente de honra do partido. Foi uma homenagem proposta pela chapa eleita, em reconhecimento aos serviços prestados por ele à sigla no Maranhão e no Brasil. O presidente nacional da sigla, deputado federal Baleia Rossi gravou um vídeo e desejou sucesso a Roseana Sarney.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.