Sua Saúde

Pandemia atrapalha tratamento contra câncer de cabeça e pescoço

Segundo especialista, muitos pacientes interromperam o tratamento, enquanto outros não procuraram especialistas para diagnosticar a doença precocemente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Diagnóstico precoce pode salvar vidas
Diagnóstico precoce pode salvar vidas

São Luís - A pandemia de Covid-19 tem feito com que muitos pacientes interrompam seu tratamento contra o câncer de cabeça e pescoço ou deixem de procurar um especialista na área, para o diagnóstico precoce. A afirmação é do cirurgião maranhense Stênio Roberto Santos, que chama a atenção para a gravidade do problema.

“O câncer de cabeça e pescoço é uma doença preocupante e que afeta grande parcela da população brasileira. São 41 mil novos casos anualmente, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O problema é que a pandemia atrapalhou o andamento de tratamentos que já haviam começado. Por outro lado, dificultou o acesso das pessoas aos consultórios dos especialistas nesse assunto, devido ao medo de contrair o novo coronavírus”, lamenta o médico.

Em julho, mês de conscientização sobre a doença, por meio da campanha “Julho Verde”, a classe médica tem ressaltado a importância do diagnóstico precoce e de a população procurar orientação médica. Segundo Stênio Roberto Santos, mesmo aqueles que não chegaram a ser diagnosticados vivenciaram a interrupção dos cuidados de saúde, atualmente direcionados quase exclusivamente aos pacientes com Covid-19 e aos efeitos da pandemia.

“Além disso, a situação atual pode aumentar o número de pacientes com câncer avançado e diminuir sua sobrevida em decorrência do estado de pandemia. Pelo fato de altas cargas virais de SARS-CoV-2 estarem localizadas principalmente no trato aerodigestivo superior e procedimentos nessa área levarem à aerossolização de partículas virais, eles não representam apenas um alto risco por espalhar o vírus durante a intervenção, mas também os pacientes têm um risco maior de apresentar doença grave se porventura forem infectados”, diz o médico.

Ele afirma que o diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço. Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, deixando sequelas no paciente. Segundo levantamento do Inca, o câncer de boca e laringe é o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas.

Stênio Santos alerta para questões como a infecção pelo papilomavírus (HPV), que tem contribuído, nos últimos anos, para o aumento da incidência dessa doença. “É um fator de desenvolvimento do câncer de faringe. Uma das formas de contágio é por meio da prática do sexo oral e em pessoas com múltiplos parceiros sexuais”.

Outro alvo também atinge fumantes e pessoas que fazem uso frequente de bebidas alcoólicas. Porém, é cada vez mais frequente o diagnóstico da doença em indivíduos jovens (menores que 45 anos), sem a exposição a estes fatores, com tumores originados pelo HPV.

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais.

NÚMERO

41 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço, anualmente, no Brasil

.
.
“... A situação atual pode aumentar o número de pacientes com câncer avançado e diminuir sua sobrevida em decorrência do estado de pandemia. Pelo fato de altas cargas virais de SARS-CoV-2 estarem localizadas principalmente no trato aerodigestivo superior e procedimentos nessa área levarem à aerossolização de partículas virais”Stênio Santos, médico-cirugião

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.