Remessas

Mais 73.660 doses de vacinas Covid-19 chegam ao estado

Imunizantes da Pfizer e da Astrazeneca são para para a população em geram, entre 55 a 59 anos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Equipe da SES recebe novo lote de vacina contra Covid-19 da Pfizer
Equipe da SES recebe novo lote de vacina contra Covid-19 da Pfizer (vacinas chegam)

O Ministério da Saúde enviou ao Maranhão, esta semana, mais 73.660 doses de vacinas contra a Covid-19 para aplicação na população em geral. Os imunizantes são destinados a pessoas entre 55 e 59 anos em todo o país. No total, foram distribuídas 5,3 milhões de doses das vacinas – 1,19 milhão da Pfizer e 4,1 milhões da AstraZeneca/Oxford, produzida no Brasil pela Fiocruz.

As últimas remessas de vacina contra a Covid-19 foram recebidas nos dias 30 de junho e 1º de julho. Foram 46.750 doses da Astrazeneca e 26.210 da Pfizer.
Há, também, expectativa de recebimento de mais um lote de vacinas da Janssen, que imunizado contra o novo coronavírus com dose única.

Grupos prioritários

Os grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) seguem sendo atendidos: nesta pauta de distribuição, as doses também serão destinadas para vacinação de forças de segurança e salvamento e Forças Armadas, trabalhadores industriais e do transporte coletivo, além de trabalhadores da saúde, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

O envio dos novos lotes deve ser concluído em até 48 horas. A estratégia de distribuição é definida em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: 12 semanas para a vacina da Pfizer e da Fiocruz.

Até agora, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 129,7 milhões de doses de vacinas Covid-19 dos laboratórios contratados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.