Efeitos do coronavírus

Covid: São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Viana têm maiores taxas de letalidade

Dados da SES mostram que as três cidades do Maranhão já atingiram 4.214 casos confirmados do novo coronavírus e um total de 528 óbitos

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Testes são realizados nos municípios para identificar pessoas com a Covid-19
Testes são realizados nos municípios para identificar pessoas com a Covid-19 (teste rápido covid)

São Luís - Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Viana apresentam as maiores taxas de letalidade por Covid-19 entre as cidades maranhenses. De acordo com os dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão superou os 9 mil óbitos causados por complicações dessa enfermidade. Até ontem, já eram confirmados 318.394 casos do novo coronavírus em todo o estado, com 32.337 casos ativos.

Segundo a SES, a cidade balneária de São José de Ribamar chegou a 2.934 casos confirmados de Covid-19, um total de 283 óbitos e taxa de letalidade de 9,81%. A Prefeitura daquele município informou que continua realizando a testagem em massa para identificar se existem novos casos do contágio da doença. A Secretaria Municipal de Saúde dispõe de unidades de testagem distribuidas em diversos pontos e funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. São José de Ribamar, conhecido como cidade balneária, faz parte da Grande Ilha e é caracterizado pelo turismo religioso. O festejo do Santo São José de Ribamar, que ocorre de forma anual no mês de setembro, atrai milhares de pessoas, principalmente turistas, para aquela cidade.

Em Paço do Lumiar, de acordo com a SES, já foram confirmados 954 casos do novo coronavírus, 207 infectados morreram ao longo desse período pandêmico e a taxa de letalidade é 21,86%. A Prefeitura informou que a sua taxa de vacinação é 78,66%. Até o momento, recebeu 74.653 doses das vacinas contra a Covid-19 e 58.723 doses já foram aplicadas.

A cidade de Viana faz parte da Baixada Maranhense. Dados da SES mostram que nessa localidade 326 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus, com 38 óbitos e tendo uma taxa de letalidade de 11,66%. No último dia 26 ocorreu o Arraial da Vacinação contra a Covid-19, no ginásio municipal de esportes.

A ação teve como público-alvo pessoas com idade maior de 22 anos. Para a vacinação era necessário apresentar cartão do SUS, CPF e a carteira de vacina. O Arraial da vacinação faz parte das estratégias adotadas pela secretaria municipal de saúde para imunizar o maior número de pessoas possível. Uma quantidade de 849 moradores receberam a primeira dose desse imunizante.

Outra metodologia
O epidemiologista Antônio Augusto Moura disse que não usa a divisão do número de óbitos pela quantidade de casos como indicador da taxa de letalidade. O número de casos detectados varia por município e depende do número de exames diagnosticados da Covid-19 disponíveis.

Antônio Moura também afirma que a disponibilidade de testes é menor em algumas cidades e em razão disso a divisão do número de mortes pela quantidade de casos notificados pode até ser maior apenas por variações da testagem. “O indicador que deve ser utilizado é o número de óbitos dividido pela população em cada cidade. Isto que chamamos de taxa de letalidade”, explicou o epidemiologista.

SAIBA MAIS

Taxa de letalidade ou coeficiente de letalidade é a proporção entre o número de óbitos por uma doença e o número total de doentes que sofrem dessa doença, ao longo de um determinado período de tempo. É geralmente expressa em porcentagem.

NÚMERO

32.337 casos ativos de Covid-19 no Maranhão, conforme o último boletim da SES

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.