Novos hábitos

Voltar para o escritório é "cringe"?

Home Office sofre boom com pandemia e muitos funcionários não se veem mais no modelo antigo de trabalho; um dos motivos é que os funcionários estão se sentindo mais produtivos, diz pesquisa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Home office virou hábito
Home office virou hábito (home office)

São Paulo - Palavra da moda nas redes sociais, o "cringe" surgiu como uma brincadeira do Twitter e rapidamente ganhou espaço. No mercado de trabalho, algumas situações já são vistas dessa forma: como voltar aos modelos tradicionais de escritório, por exemplo.

A praticidade do Home Office já motiva muitas pessoas - e empresas - a adotarem definitivamente a modalidade. De acordo com pesquisas da Solutto, fornecedora de sistemas de gestão especializados em franquias e redes, feitas para a implantação da spin-off Mokaly, ferramenta de integração de times, o trabalho remoto veio para ficar.

A pesquisa mostra que as pessoas estão se sentindo mais produtivas no trabalho remoto (55,9%). Os participantes do estudo elencaram as principais vantagens de ser Home Office. Não precisar se deslocar ao escritório (39,33%), economizar em almoçar fora e/ou transporte (19,94%), não ser interrompido/concentrar-se mais (13,15%), estar mais tempo com a família (13,04%), pelo conforto de casa (5,50%), sentir-se mais produtivo (5,28%) e a liberdade para estar em qualquer lugar enquanto trabalha (3,45%) foram as razões destacadas pelos mais de 800 trabalhadores ouvidos.

Apenas 3,8% deseja voltar ao trabalho totalmente presencial. A maioria, 41,8% gostaria que tivessem ao menos alguns dias remoto. Outros 39,3% preferem um trabalho totalmente remoto mas com reuniões presenciais, enquanto 15,1% prefere Home Office sem nenhuma concessão.

Caso seja interessante falarmos mais sobre este estudo e as razões que motivaram a criação da plataforma Mokaly , nossos porta-vozes estão à disposição para falar sobre essa mudança significativa no conceito de trabalho, o que as equipes pensam e o que as empresas podem fazer para manter a satisfação dos funcionários em relação ao assunto, além de contar detalhes sobre como a ferramenta pode resolver os principais desafios dos empreendedores em liderar suas equipes.

O que é cringe?

O termo de origem inglesa é uma gíria para se referir a algo "vergonhoso", constrangedor, um "mico" e, claro, considerado ultrapassado, ou seja, muito usado por gerações anteriores.

A gíria ganhou repercussão com a questão do conflito de gerações: a geração Z, que são as pessoas nascidas entre 1995 e 2010, apontou algumas situações que são consideradas “cringe” feitas pelos millennials - pessoas nascidas entre a década de 1980 até meados de 1995.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.