Reforço

Maranhão recebe mais 46,7 mil doses de vacina contra o coronavírus

Com novo lote, da AstraZeneca/Fiocruz, Maranhão totaliza 3,9 milhões de doses recebidas; estado também ganhou mais 22 leitos de UTI Covid-19

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Com novo lote, Maranhão totaliza 3,9 milhões de doses recebidas
Com novo lote, Maranhão totaliza 3,9 milhões de doses recebidas (vacinas)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu, ontem, mais um lote de vacinas para dar continuidade à campanha de imunização contra a Covid-19 no Maranhão. São 46.750 doses da vacina AstraZeneca que serão distribuídas aos 217 municípios maranhenses.

As doses foram encaminhadas à Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, vinculada à SES, responsável pela distribuição dos imunizantes.

Com a nova remessa, o estado totaliza 3.974.200 doses recebidas, sendo 1.304.540 da CoronaVac, 2.319.850 da AstraZeneca, 307.710 doses da Pfizer e 42.100 doses da Janssen.

Leitos de UTI

O Ministério da Saúde autorizou, nesta terça-feira (29), mais 22 leitos de UTI adulto ao estado do Maranhão com um investimento de mais de R$ 1 milhão. Os leitos são para atendimento exclusivo aos pacientes graves com Covid-19, em caráter excepcional e temporário. A medida reforça a estrutura hospitalar e dá continuidade ao apoio que a pasta vem prestando aos estados, municípios e Distrito Federal desde o início da pandemia.

Os municípios de Lago da Pedra e São Luís foram beneficiados, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). O valor do repasse é correspondente ao mês de junho.

Além das novas autorizações, o Ministério da Saúde já concedeu, em 2021, outros 482 leitos de UTI Covid-19 para o Maranhão, com um investimento federal de R$ 70 milhões.

A autorização ocorre sob demanda dos estados, que possuem autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários. Apesar disso, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença.

Autorização

O pedido de autorização para o custeio dos leitos covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.

Os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível.

Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.

Incorporação

As vacinas Covid-19 da Astrazeneca/Fiocruz e Pfizer/Biontech foram incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Ministério da Saúde. A portaria que traz a inclusão desses imunizantes foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) de ontem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.