Balneabilidade

Férias chegam com praias poluídas e proibidas ao banho em São Luís

Maioria das praias apresenta trechos impróprios para o banho, o que não deve impedir banhistas de se divertirem no mar, apesar do perigo de contaminação

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Trechos impróprios para banho estão sinalizados na orla da Ilha
Trechos impróprios para banho estão sinalizados na orla da Ilha (balneabilidade)

São Luís - As férias de julho chegaram, mas a programação de lazer mais popular e barata está comprometida. É que a maioria das praias da capital maranhense está imprópria para o banho, segundo o mais recente laudo de balneabilidade emitido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). O laudo mostra que dos 22 trechos avaliados, 17 estão comprometidos.

Os banhistas deverão evitar tomar banho de mar na Praia da Ponta d’Areia, por exemplo. Lá, há três trechos impróprios, os quais costumam atrair muita gente: ao lado do Espigão Costeiro, em frente à rampa de acesso à praia, do lado direito do Praia Mar Hotel e em frente ao Centro de Atendimento ao Banhista, na Praça do Sol. “São áreas bastante frequentadas por quem vai à Ponta d’Areia. Infelizmente, vamos ter férias comprometidas, do ponto de vista do lazer que as pessoas mais gostam, ou seja, as praias”, lamentou Tereza Ribeiro, moradora do centro de São Luís.

Na Praia de São Marcos, os banhistas deverão evitar os trechos em frente à Praça do Pescador, próximo à Barraca do Chef, em frente ao Posto Guarda Vidas dos Bombeiros e em frente à Banca de Jornal da Praça de Alimentação da Avenida Litorânea. Na Praia do Calhau, os trechos impróprios são em frente à Estação Elevatória de Esgoto da Caema e Círculo Militar, em frente à descida da Rua Altamira, nas proximidades da Pousada Vela Mar, e em frente à descida da Avenida Copacabana e Pousada Suíça.

A Praia do Olho d’Água também está comprometida, a exemplo dos trechos correspondentes à direita da Elevatória Iemanjá e em frente à casa com pirâmides no teto (antes da falésia). Há trechos impróprios, também, nas praias do Meio (lado esquerdo da Av. Ponta Grossa que dá acesso à praia, próximo ao Bar e Restaurante Capiau 2 e próximo ao Kacthus Bar e Restaurante) e Araçagi (lado direito do Rio Urucutiua, em frente ao Bar e Restaurante Rainha). Os banhistas devem evitar, ainda, as praias Olho de Porco (Paço do Lumiar) e Mangue Seco (Raposa), onde há trechos comprometidos.

SAIBA MAIS

Laudo

Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, o laudo refere-se à ação de monitoramento realizada no período de 24/05/2021 a 21/06/2021, integrando a série de acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias da Ilha do Maranhão. Para o presente laudo, foram coletadas e analisadas amostras em pontos distribuídos nas praias de São Luís e trechos de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. O monitoramento obedece aos padrões estabelecidos na Resolução Conama 274/2000. O órgão informa que a ocorrência de chuvas influencia negativamente na qualidade das águas das praias, considerando que ocorre maior carreamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para os mares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.