Eleições 2022

Carlos Brandão fala em consenso por candidatura a governador

Em entrevista no quadro Bastidores do Bom Dia Mirante, vice-governador voltou a dizer que as eleições de 2022 não devem ser prioridade, mas ressaltou importância da união do grupo do governador Flávio Dino

Gilberto Léda/Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Brandão voltou a afirmar que o tema eleições não é prioridade no momento
Brandão voltou a afirmar que o tema eleições não é prioridade no momento (Carlos Brandão)

O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSDB), declarou ontem, em nova entrevista ao quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante, que segue defendendo a construção de um consenso no grupo do governador Flávio Dino (PSB) pela escolha de um candidato a governador em 2022.

O próprio Brandão e o senador Weverton Rocha (PDT) têm pretensões de concorrer ao Executivo no próximo pleito. E, por ora, nenhum dos dois parece inclinado a abrir mão do projeto para apoiar o outro.

“Eu luto pelo consenso, pela unidade, e acredito que o governador Flávio Dino vai encontrar esse momento”, afirmou, ao ser perguntado sobre a escolha do candidato do grupo ao governo do Estado.

Brandão aproveitou para dizer que acredita na unidade, mas que isso depende também dos outros pretendentes - numa clara referência ao aliado pedetista. E disse, que é importante pensar na continuidade do trabalho que vem sendo feito pela atual gestão.

Brandão, no entanto, mais uma vez disse que ainda não é hora de se falar em candidaturas. Para ele, o foco continua sendo auxiliar o governador na gestão estadual, já que as pessoas não estão preocupadas, agora, com eleição, mas sim com a pandemia.

“É lógico que a gente, enquanto classe política, não deixa de debater sobre esses temas. Mas, não coloco isso como prioridade. Eu coloco como centro de nossa atenção a geração de emprego, o atendimento às pessoas e o combate à Covid-19. Esse que tem sido o meu foco e o do governador Flávio Dino”, reforçou o vice-governador.

Reunião

Desde o início do ano o governador Flávio Dino tem afirmado que uma decisão sobre candidatura deve ocorrer apenas no fim do ano.

Ele pretendia, no entanto, iniciar os debates sobre o assunto ainda no mês de junho - uma reunião de líderes chegou a ser marcada -, o que acabou sendo inviabilizado em virtude do recrudescimento da pandemia no estado.

Em entrevista à imprensa piauiense, ainda em maio, ele chegou a anunciar o estabelecimento de um cronograma de discussões sobre o assunto para viabilizar a escolha de um nome apenas.

“Vou fazer uma reunião com todos os partidos, estabelecer um cronograma e esse cronograma deve nos levar a uma definição”, declarou Dino. Segundo ele, o momento atual é, ainda, “uma fase muito embrionária” do debate eleitoral, sobretudo por conta da pandemia.

“Estamos conversando com os partidos de modo muito prudente, até porque ainda há um árduo período até a eleição do ano que vem, devemos concluir esse processo de consultas no mês de novembro/dezembro, aí teremos um cenário mais claro, estamos ainda numa fase muito embrionária eu diria, não há ainda esse agendamento da sociedade, tendo em vista a urgência colocada na vida da população, sendo assim eu vou deixar mais pra frente”, destacou.

O encontro de líderes deve ocorrer, agora em julho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.