Combustíveis

Após declaração de ''laranja'', CPI convoca empresário Pacovan

Convocação (feita após Rafaely de Jesus, então dona de postos, dizer que somente tinha o nome) do empresário Pacovan ficou para a próxima terça, 6

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Membros da CPI dos Combustíveis decidiram pela convocação do empresário Pacovan, dono de postos
Membros da CPI dos Combustíveis decidiram pela convocação do empresário Pacovan, dono de postos (CPI dos Combustíveis)

A decisão de convocar Josival Cavalcante da Silva, o Pacovan, empresário, para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi feita por meio de requerimento do deputado Duarte Júnior, que presidente da CPI, após a afirmação de Rafaely de Jesus Souza Carvalho, representante da Rede de Postos Joyce, de que ela não seria a dona das empresas, mas sim, o Pacovan.

Em seu depoimento, a testemunha afirmou que apenas trabalhou no escritório que administrava os três postos de combustíveis da rede, entre os anos de 2016 a 2019. Depois desta data, ela não teria mantido mais nenhum tipo de vínculo com as empresas. E que a propriedade dos postos sempre foi de Pacovan, a quem apenas emprestou o seu nome por gratidão, já que ele teria a criado como se fosse filha dele.

A testemunha disse ainda que fazia apenas o faturamento de cartões dos postos e que somente o Pacovan seria a pessoa indicada para dar explicações sobre a administração e a movimentação financeira da Rede de Postos.

Por fim, ela afirma que soube do próprio Pacovan que os postos teriam sido vendidos, mas não sabia quem seria o novo proprietário.

Contraditoriamente, a depoente disse que os dois advogados que a acompanhavam nas oitivas eram pagos pelo empresário, em nome da Rede de Postos Joyce.

Inconsistências

Diante de muitas inconsistências e perguntas não respondidas, o Deputado Duarte Jr, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, deliberou junto à comissão da CPI, Deputado Roberto Costa, Os deputados Wellington do Curso (PSDB), Luís Henrique (PT) e Rafael Leitoa (PDT), por unanimidade, votaram a favor da convocação de Pacovan. “Se faz mais do que necessário a convocação do Pacovan para o esclarecimento da verdade dos fatos, já que há fortes indícios da responsabilidade dele como verdadeiro dono da Rede de Postos Joyce”, disse o presidente da CPI.

Durante as investigações, foram constatadas uma série de movimentações suspeitas na rede de Postos Joyce, entre elas, a venda de combustíveis, sem a referida comprovação da compra, por meio de notas fiscais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.