Elei

No PSB, Duarte Júnior confirma candidatura à Câmara Federal

Durante ato de filiação, que ocorreu na manhã de ontem, Flávio Dino (PSB) despistou quanto ao futuro político e também sobre decisão de apoio para o governo estadual; aliados citaram possível projeto ao Senado, em 2022

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Em seu discurso de filiação no PSB, Duarte Júnior falou em união do grupo do governador Flávio Dino e confirmou que disputará vaga na Câmara
Em seu discurso de filiação no PSB, Duarte Júnior falou em união do grupo do governador Flávio Dino e confirmou que disputará vaga na Câmara (Duarte Jr)

O deputado estadual Duarte Júnior (PSB), durante ato de filiação ao quadro social- brasileiro ontem, confirmou sua pretensão de candidatura no ano que vem para a Câmara dos Deputados. Na agenda, que chancelou mudanças no quadro interno estadual do partido, o governador e agora presidente da sigla no Maranhão, Flávio Dino (PSB), despistou quanto ao futuro político.

Além de Duarte Júnior e esposa, Karen Barros e do governador do Maranhão, a filiação – que ocorreu na sede estadual do partido – contou com as presenças do vice da legenda, Bira do Pindaré, dos atuais secretários da Casa Civil e Comunicação, Marcelo Tavares e Ricardo Capelli, e dos demais integrantes da nova direção executiva peesebista, como Miltinho Aragão, e inclusão de nomes mais antigos, como Antônio Carlos (secretário-geral).

Após abonar a carta de filiação, Duarte Júnior agradeceu pela confiança, citou a importância história da sigla e, sem se referir nominalmente ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), disse que sua missão será derrotar o mal “em prol do bem”.

Para o parlamentar estadual, a missão é consolidar sua base de apoio e votos adquiridos em especial no ano passado, quando perdeu no segundo turno na majoritária ludovicense para o atual prefeito, Eduardo Braide (Podemos) por uma vaga na bancada maranhense em Brasília. “Tive convites de outros partidos, não foi uma escolha fácil. Porém, não se pode recusar o convite feito pelo governador Flávio Dino. Será o bem vencendo o mal”, disse.

Segundo Duarte, a estratégia que fomentou a sua trajetória, ou seja, com base no combate e apoio às políticas públicas, será mantida com maior convergência partidária, segundo ele, por se tratar de uma legenda cuja atenção nas missões sociais é consolidada.

Ainda sobre o governador Flávio Dino, o novo membro do PSB se referiu ao gestor estadual como um “amigo”.

Sobre a inclusão de Duarte nos quadros do PSB, o governador e presidente da legenda no Maranhão, Flávio Dino, disse que o apoio é necessário para se romper obstáculos.

“São Pedro recebeu a chave do céu e neste momento, por analogia, pode estar ocorrendo o mesmo. Estou muito feliz com a inclusão do Duarte Júnior em nossos quadros e tenho certeza de que o partido ganhará demais”, disse.

Por fim, o vice atual do partido, Bira do Pindaré, descartou o seu enfraquecimento interno com a inclusão de Duarte Júnior nos quadros. Ele mencionou três objetivos da sigla com a filiação de Duarte. “Primeira missão é derrotar o bolsonarismo. Depois, é importante construir uma sucessão do governador Flávio Dino sob a liderança do próprio governador. Por fim, formar uma grande bancada na Câmara [dos Deputados] e na Assembleia [Legislativa]”, afirmou. Bira tem pretensão, assim como Duarte, de uma vaga na Câmara a partir de 2023, o que seria uma reeleição.

Discurso convergente

Durante a fala inicial de apresentação na nova sigla, Duarte Júnior usou de linguagem para tornar sua imagem mais convergente aos quadros da sigla. “Estou aqui para fazer o bom combate. Apoio um governo de continuidade ao que Flávio Dino começou a fazer no nosso estado”, disse. Dino, por sua vez, se referiu à Duarte como um “filho mais velho”.

Mais

Trajetória

Duarte Júnior começa sua trajetória política de forma mais incisiva nos quadros do

PCdoB, a convite do governador Flávio Dino.

Sem tanta musculatura local, para a disputa no ano passado, Duarte Júnior migrou para o Republicanos. No entanto, articulações nacionais por pouco não ligaram o seu nome, no âmbito local, ao do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Flávio Dino despista sobre seu futuro político

No ato de filiação de Duarte Júnior nos quadros do PSB, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), despistou quanto ao futuro político, a partir de 2023. O gestor disse que espera “estar em Brasília por perto” de Duarte e confirmou o desejo de ver o ex-membro do Republicanos na disputa por uma vaga na Câmara, em Brasília.

Com um discurso mais morno, Dino apenas destacou o empenho e luta de Duarte, o que levou a ser considerado para os quadros do PSB. A possibilidade de candidatura de Dino ao Senado foi citada por Duarte Júnior apenas no ato de ontem.

Apesar da resistência interna e nacional, Dino espera ainda – com debates – convencer o partido de uma aproximação mais incisiva e articulação com o PT o que, neste momento, está ainda distante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.