Política | Eleições 2022

Pesquisa mostra Roseana Sarney como preferida do eleitor para 2022

Mesmo sem definir futuro político, ex-governadora é lembrada como principal opção para o governo do estado pelos eleitores
José Linhares Jr / Da Editoria de Política 28/06/2021 às 09h34
Pesquisa mostra Roseana Sarney como preferida do eleitor para 2022Levantamento mostra Roseana com liderança folgada para eleições de 2022 (Divulgação)

SÃO LUÍS - Pouco menos de uma semana após anunciar que pode disputar o governo do estado, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) aparece liderando pesquisa de um instituto local. Roseana aparece quase com o dobro das intenções de voto do 2º colocado, o senador Weverton Rocha. A 3ª colocação é ocupada pelo vice-governador Carlos Brandão. Dos três, Roseana é a única que não está em pré-campanha.

Segundo a pesquisa, 22,8% dos maranhenses votariam em Roseana Sarney se a eleição fosse hoje. Weverton alcançou 13,3% das intenções de voto e Brandão 11,9%. O senador Roberto Rocha apareceu bem posicionado, com 11,2% das intenções de voto. Lahesio Bonfim, prefeito de São Pedro dos Crentes, alcançou 6,9%. O deputado Josimar de Maranhãozinho foi o penúltimo colocado, com 5,4%. E o secretário estadual de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, obteve 1%.

OPOSIÇÃO FORTE

Juntos os 3 possíveis nomes que fazem oposição ao Governo Flávio Dino somaram 40,9% das intenções de voto. Já os 4 alinhados ao governo Flávio Dino obtiveram 31,6%. Os números apontam que, caso as eleições fossem hoje, a possibilidade de um nome da oposição no segundo turno seria inevitável.

INDECISÃO

Apesar de liderar as pesquisas e ser considerada um nome competitivo, a ex-governadora não assegura que irá disputar o cargo. A situação assemelha-se muito ao período pré-eleitoral da campanha de 2018, quando Roseana demorou a definir a candidatura e lançando-se apenas poucos meses antes do pleito.

Alguns políticos afirmaram na época que a estratégia foi equivocada e que ela facilitou a vitória de Flávio Dino ainda no primeiro turno.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte