Educação

Clássicos e poesia à disposição de alunos da rede pública de Açailândia

União de esforços entre iniciativa privada e poder público está ampliando o acervo literário e capacitando professores de escolas públicas do município

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Primeira entrega de livros foi realizada em maio em escola do bairro Piquiá
Primeira entrega de livros foi realizada em maio em escola do bairro Piquiá (livros Vale)

Açailândia - Cerca de 6800 alunos de escolas públicas das zonas urbanas e rural de Açailândia no Maranhão serão beneficiados pelas ações do projeto Rotas e Redes Literárias, realizado pela Fundação Vale em parceria com a organização Cidade Escola Aprendiz e a Prefeitura Municipal de Açailândia. A iniciativa tem como objetivo promover o direito ao livro e à leitura na rede municipal de ensino e conta também com investimento da Wheaton Precious Metals.

Professores e alunos, com apoio da Secretaria de Educação do município, definiram cerca de 290 títulos de obras literárias, totalizando 6800 livros, que passarão a compor o acervo das salas de leitura das 19 escolas contempladas pela iniciativa no município. Entre os títulos, há exemplares de literatura maranhense, clássicos, poesia, livros de autores negros e indígenas, histórias em quadrinhos entre outros.

Além do acervo, três escolas do distrito de Piquiá foram contempladas ainda com a estruturação de bibliotecas e salas de leitura com mobiliário. O projeto Rotas e Redes Literárias inclui ainda a formação de professores para que eles atuem como agentes promotores da leitura em suas unidades de ensino e comunidades.

Em maio, a entrega de livros foi feita na escola Municipal Eduardo Pereira Duarte em Piquiá. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Aluísio, acompanhado da secretária de Educação, Karla Nascimento; do diretor de integração Distrital do Piquiá, Riba; do vereador Demazim e do analista de Relações institucionais da Vale, Adriano Oliveira, representando a Vale e Fundação Vale.

“Investir na educação, para a Fundação Vale, é proporcionar oportunidades para uma vida melhor e mais digna. Ampliar repertórios e ter contato com a literatura é fundamental no processo de aprendizagem. Esperamos que a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, no projeto Rotas e Redes Literárias, colabore com a ampliação do acesso ao livro e leitura para os estudantes de Açailândia”, destacou Marcus Finco, gerente do Território Norte da Fundação Vale.

“Estamos revitalizando as salas de leitura, fazendo com que as crianças tenham acesso a livros que são discutidos e estudados em nível nacional. Tudo isso está sendo possível por conta da parceria da Prefeitura de Açailândia com a Fundação Vale, a partir do projeto Rotas e Redes Literárias”, afirmou a secretária de Educação de Açailândia, Karla Nascimento.

SAIBA MAIS

Sobre a Fundação Vale
Criada há 52 anos, a Fundação Vale apoia e fortalece políticas públicas de educação, saúde básica, inclusão produtiva e proteção social nos territórios de atuação da Vale. A partir do diálogo e da imersão nos territórios, desenvolve e executa projetos sociais voluntários que visam à melhoria da qualidade de vida e fortalecem o acesso das comunidades aos seus direitos e serviços públicos essenciais. Mais informações: http://www.fundacaovale.org

Atuação da Vale em Açailândia
Em Açailândia, a Vale mantém uma importante base de manutenção ferroviária da Estrada de Ferro Carajás, além de um entreposto de minério, que comercializa parte do minério de ferro transportado pela ferrovia. Na região, a empresa mantém cerca de 600 empregos diretos, além de contribuir para movimentar a economia local com recolhimento de impostos e tributos, compras e outros investimentos sociais realizados diretamente pela empresa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.