Ataques

EUA fazem ataques aéreos contra milícias no Iraque

Pentágono informou no domingo, 27, que os Estados Unidos lançaram ataques aéreos a depósitos de armas no Iraque e na Síria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Pentágono informou que os Estados Unidos lançaram ataques aéreos a depósitos de armas no Iraque e na Síria
Pentágono informou que os Estados Unidos lançaram ataques aéreos a depósitos de armas no Iraque e na Síria (pentágono)

O Pentágono informou no domingo, 27, que os Estados Unidos lançaram ataques aéreos a depósitos de armas no Iraque e na Síria. De acordo com o governo americano, essas instalações são controladas por milícias apoiadas pelo governo do Irã.

Até a última atualização desta reportagem, não se sabia se os ataques chegaram a atingir pessoas que estivessem nesses alvos. Uma organização não governamental que atua na região disse à agência France Presse que cinco milicianos morreram, mas nenhuma fonte oficial confirmou. O governo iraniano não se pronunciou.

Em nota, o Pentágono disse que as ações foram feitas para "proteger funcionários americanos". Ou seja, foi uma retaliação a recentes disparos contra áreas protegidas de cidades como Bagdá, capital do Iraque que abriga diplomatas americanos e de outros aliados dos EUA.

A ação militar, uma das primeiras do tipo desde a posse de Joe Biden como presidente dos EUA, ocorre em um momento de recrudescimento das tensões com o Irã. Na semana passada, o governo americano tirou do ar sites ligados ao regime iraniano acusados de espalhar desinformação.

Além disso, em mais um sinal de que as hostilidades continuarão, o novo presidente eleito do Irã, Ebrahim Raisi, disse que não pretende se encontrar com Biden e colocou mais exigências para voltar a discutir um pacto nuclear com o Ocidente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.