Comidas tradicionais

Guloseimas juninas saborosas e sem culpa na balança

Nutricionista traz dicas para aproveitar a época de forma saudável e sem exageros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

São Luís - Mesmo em tempos de pandemia, em que os grandes festejos do país não podem ser realizados, muita gente se programa para fazer os quitutes em casa. É um período carregado de manifestações culturais e religiosidade proporcionadas pelas comemorações em torno dos santos do período. E independentemente da religião, as festas típicas são unanimidade para aqueles que adoram as guloseimas que podem ser encontradas em qualquer boa festa junina. Ainda dá tempo de se divertir, e melhor, sem engordar muito.

Milho verde, paçoca, pé de moleque, cocada, salsichão, cachorro-quente, canjica, broa de fubá ou milho e quentão são apenas algumas das delícias a enfeitar as mesas ou barraquinhas.

Para quem não abre mão de cuidar da saúde, mas também não quer perder a oportunidade de se deliciar, a nutricionista Marcella Tamiozzo oferece dicas para aproveitar a festa sem ficar com a consciência pesada e sem cometer excessos.

“Na hora da escolha do que saborear, prefira aqueles pratos assados, com menos gordura, como o milho verde por exemplo, que é uma opção menos calórica e é uma delícia! Doces à base de frutas também são boas opções como a bananada e goiabada”, diz.

Essa dica serve para quem já segue à risca a dieta ou pensa em iniciar uma reeducação alimentar, optando por alimentos menos calóricos. O milho, por exemplo, que é um dos quitutes mais comuns nas festas juninas e pode ser encontrado cozido, em curaus, pamonhas e bolos, é fonte de energia, carboidratos, proteínas, vitaminas B1, A e E, sais minerais e fibras. Se consumido sem leite condensado, manteiga e açúcar, pode trazer todos os benefícios deste cereal para quem o consome.

A nutricionista explica que na hora de preparar os pratos, é possível deixá-los mais saudáveis com a substituição de ingredientes calóricos e ricos em gorduras por outras opções saudáveis.

“Quanto às opções de pratos light, acho interessante o arroz doce light, bolo de milho light e doce de abóbora sem açúcar. Para deixar as preparações mais leves e menos calóricas, pode-se substituir açúcar por adoçantes (nas preparações doces), preparações fritas por assadas, e caldos com carnes gordas, como bacon, por carnes menos gordurosas como o frango desfiado e carne magra desfiada ou moída (como o patinho)”, completa.

.
.

Bolo de milho light

Ingredientes:

6 unidades de espiga de milho limpa

10 colheres de sopa de açúcar

1 xícara de chá de farinha de trigo peneirada

4 unidades de clara de ovo

1 xícara de chá de leite em pó desnatado

1/3 copo americano de leite de vaca desnatado

½ colher de chá de fermento

Modo de Preparo:

Ralar as espigas de milho e peneirar. Misturar o conteúdo que passou pela peneira com o açúcar, o leite em pó desnatado e o leite de vaca desnatado, gradativamente. Acrescentar a farinha de trigo, misturada ao fermento em pó, e reservar. Bater as claras em neve e juntar a massa às claras. Colocar em forma de 25 cm de diâmetro, untada e polvilhada. Assar em forno médio (180 ºC) por 60 minutos.

.
.

Arroz doce integral light:

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz integral

1 litro de leite (desnatado)

1 unidade de leite de coco light

2 colheres (sopa) de coco ralado

4 colheres (sopa) de adoçante culinário em pó

3 pedaços de canela em pau

5 unidades de cravo-da-índia (ou cravinho)

- canela a gosto

Modo de preparo:

Deixe o arroz de molho na água quente por 1 hora. Escorra. Adicione água novamente no arroz, até cobrir, e cozinhe em fogo baixo. Acrescente o leite, o leite de coco, o coco ralado, o adoçante, a canela em pau e o cravo. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até engrossar. Tire do fogo e polvilhe a canela em pó. Sirva morno ou gelado.

.
.

Doce de abóbora sem açúcar

Ingredientes:

150 gramas de abóbora seca em cubinhos

1 unidade de canela em pau

6 unidades de cravo-da-índia (ou cravinho)

2 colheres (sopa) de adoçante xylitol (ou outro adoçante culinário em pó)

500 mililitros de Água mineral

Modo de preparo:

Esquente tudo numa panela, menos a abóbora, até ferver. Junte a abóbora e deixe cozinhar até o ponto desejado. Tire o cravo e a canela, deixe esfriar e leve à geladeira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.