São João 2021

Cultura maranhense em live da Rede Globo

Grupo folclórico Boi Barrica será o representante maranhense no "São João do Nordeste", que vai ao ar neste sábado, depois da novela Império; Cacuriá de Dona Teté fará uma participação especial durante a apresentação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Boi Barrica se apresentará no "São João do Nordeste", programa da Rede Globo a ser exibido neste sábado, após a novela Império
Boi Barrica se apresentará no "São João do Nordeste", programa da Rede Globo a ser exibido neste sábado, após a novela Império (Boi Barrica )

São Luís - Um dos mais expressivos grupos folclóricos do Maranhão brilhará, neste sábado, após a novela Império, na tela da Rede Globo/TV Mirante. O Boi Barrica participará da live “São João do Nordeste”, que exibirá apresentações de grupos dos nove estados da região, em homenagem ao São João. Cada estado apresentará uma manifestação e a apresentação do grupo maranhense ficará a cargo da jornalista Heloísa Batalha. Durante a apresentação do Barrica, haverá a participação especial do Cacuriá de Dona Teté.

A live, que será comandada por Beto Café e contará com a participação do ex-BBB Gilberto, terá duração de uma hora e meia. A transmissão da apresentação do Maranhão será feita diretamente da Casa Barrica (Madre Deus), onde foi montado um cenário que reproduz uma vila junina. Segundo José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica, a participação do Maranhão na live “São João do Nordeste” é uma grande oportunidade de, mais uma vez, pode mostrar sua rica cultura para o Brasil.

“É sempre prazeroso a cultura nordestina ser evidenciada neste momento extremamente delicado que todos passam. É uma possibilidade de uma conjunção cultural e o Maranhão estando presente, por meio da nossa companhia da Madre Deus, fazendo chegar sua música nas casas das famílias nordestinas, é uma enorme satisfação. Vamos buscar, mais uma vez, fazer uma representação de nossas referências tradicionais e esperamos corresponder às expectativas”, disse José Pereira Godão, acrescentando que o grupo entoará toadas tradicionais, entre elas, “Boi de Lágrimas”, “Caixinha de Segredos”, “Gaiola de Ouro” e “Lua Cheia”.

Valorização

De acordo com Viviane de Paula, diretora de Programação Rede Mirante, o projeto nesse formato completará dois anos, por causa da pandemia do novo coronavírus. No ano passado, participou a cantora Flávia Bittencourt. “A Ideia é valorizar o São João do Nordeste e mostrar a diversidade da festa e suas peculiaridades. E o Maranhão vai fazer bonito com o Boi Barrica e a participação do Cacuriá de Dona Teté”, frisou.

Além do grupo maranhense, participarão Samya Maia (Paraíba), Nando Cordel (Pernambuco), Garota Sertaneja (Alagoas), Leo Stakazero (Bahia), noda de Cajú (Ceará), Melhor de 3 (Piauí), Gianinni Alencar (Rio Grande do Norte) e Banda Xotebaião (Sergipe).

Durante a live, o público poderá aproveitar a festa para fazer o bem. Um QR Code na tela levará os espectadores para instituições de todo o Nordeste, cadastradas no “Para quem Doar”,criado pela Rede Globopara conectar quem precisa e quem pode ajudar a diminuir o impacto da pandemia.

Serviço

O quê

Live São João Nordeste

Quando

Neste sábado, depois da novela Império

Onde

Rede Globo/ TV Mirante

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.