Orçamento municipal

Prefeitura de SL pode ter em 2022 orçamento menor que o de 2021

Câmara Municipal começou análise para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o próximo ano; previsão é de orçamento menor em 2022, que será analisada até dezembro pelos vereadores

Gilberto Léda/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Gestão de Eduardo Braide trabalha com possibilidade de orçamento menor para 2022 se comparado com 2021
Gestão de Eduardo Braide trabalha com possibilidade de orçamento menor para 2022 se comparado com 2021 (Eduardo Braide)

Gilberto Léda
Da editoria de Política

A Câmara Municipal de São Luís começou a analisar, nesta semana, o Projeto de Lei 105/2021, do Poder Executivo, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022.
O texto prevê uma receita total corrente de R$ 3,448 bilhões e apresenta as metas e prioridades da administração pública municipal, além de dispor também, as metas e os riscos fiscais. O valor é menor que o aprovado em 2020 para vigorar em 2021: R$ 3,501 bilhões.
O Orçamento de 2022 será o primeiro a ser aprovado já sob a gestão do prefeito Eduardo Braide (Podemos), uma vez que o atual recebeu aval do Legislativo ainda no ano passado, durante a administração do ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior (sem partido).
A Comissão de Orçamento e Finanças (COF) será responsável pela análise da LDO, que é a base para a elaboração do orçamento público da capital maranhense para o ano que vem com a receita e as despesas do município.

Prazo
O prazo regimental para recebimento de emendas dos parlamentares – que devem ser protocoladas no Departamento Legislativo – é de 15 dias e começou a contar na quarta-feira, 23, estendendo-se até o dia 7 de julho.
Por exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei Orgânica de São Luís, a proposta precisa ser debatida com a população em audiência pública para a elaboração do relatório final, agregando contribuições de munícipes e vereadores. Em seguida, o texto é encaminhado para ser apreciado e votado no plenário em dois turnos.
A LDO ainda não é o Orçamento de fato, mas serve como base para orientar a confecção da Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano, além de estabelecer as prioridades e metas da administração pública para o Plano Plurianual (PPA).

Mais

A LDO é uma das peças do orçamento municipal que define o exercício financeiro. No caso municipal, inclui não
só o Executivo, mas também, o Legislativo,
as empresas públicas
e autarquias
vinculadas à Prefeitura de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.