Educação

UEB Mary Serrão Ewerton é entregue reformada na zona rural

Unidade de Ensino Básico atende a 122 alunos da educação infantil dos bairros Pedrinhas, Vila Cabral, Vila Progresso, Vila Natal, Mangue Seco, Ananandiba, Maruai, Colier e adjacências

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Escola atende 122 alunos da educação infantil de diversos bairros da zona rural da capital
Escola atende 122 alunos da educação infantil de diversos bairros da zona rural da capital (escola pedrinhas)

São Luís - O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quinta-feira (24), a Unidade de Ensino Básico (U.E.B.) Mary Serrão Ewerton, no bairro Pedrinhas I (BR-135, KM 4), na Zona Rural de São Luís. A unidade foi totalmente reformada, ampliada e reequipada. A entrega da unidade integra o Programa Escola Nova, por meio do qual a rede municipal de ensino está sendo reestruturada e preparada para receber a comunidade escolar assim que as condições sanitárias forem seguras para as aulas presenciais

“É mais uma unidade do Programa Escola Nova que é entregue para a comunidade, desta vez na zona rural. Este é um espaço muito importante e a partir de agora todos os nossos educadores que trabalham na unidade e as crianças que estudam aqui e que voltarão para as salas de aula assim que superarmos a pandemia, passarão a contar com todas as condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Por meio das diversas entregas que vamos fazer com este programa, vamos melhorar a qualidade da educação de São Luís”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O prefeito Eduardo Braide estava acompanhado dos secretários municipais de Educação, Marco Moura; Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; da gestora da escola, Maria de Jesus Nunes Veras; dos vereadores Chico Carvalho (PSL); Marlon Botão (PSB); e demais servidores da unidade.

A unidade atende a 122 alunos da educação infantil (3 a 5 anos) dos bairros Pedrinhas, Vila Cabral, Vila Progresso, Vila Natal, Mangue Seco, Ananandiba, Maruai, Colier e adjacências. A escola foi completamente reformada e ampliada com a construção de três salas de aula, uma sala de professores, um almoxarifado, uma dispensa, banheiros, um pátio coberto, adequação ao protocolo da Covid-19 com sinalização em toda escola, instalação de itens de combate à incêndio, além de reforma hidráulica, elétrica e instalação de ventiladores.

O secretário Municipal de Educação, Marco Moura, afirmou que o Programa Escola Nova marca a implantação de um novo perfil para a educação de São Luís. “Nosso intuito é oferecer um perfil mais humanizado à comunidade escolar, onde o gestor terá condições junto a sua equipe não apenas de fazer a administração, mas principalmente o desenvolvimento de todas as atividades. Após a entrega de cada escola nós temos uma agenda de acolhimento de todos os estudantes e suas famílias para que eles possam se readaptar ao ambiente escolar. E vamos seguir fazendo novas entregas do Programa Escola Nova, atendendo à determinação do prefeito Eduardo Braide, para melhorar as condições da educação da nossa cidade”, disse.

Com a reforma, a escola passa a contar com oito salas de aula, sala da diretoria, uma secretaria, um refeitório, cinco banheiros entre infantil e adulto (masculino e feminino), banheiro adaptado para pessoas com deficiência, biblioteca, brinquedoteca, cozinha com despensa, almoxarifado e pátio recreativo coberto. O prédio conta ainda com rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

As reformas estão sendo executadas em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). “A gestão do prefeito Eduardo Braide tem trabalhado para que todas as secretarias conversem entre si para resolver os problemas da população. Estamos garantindo a infraestrutura necessária para que a educação em São Luís possa dar um salto de qualidade e para que os estudantes tenham um ambiente totalmente adequado às suas atividades, agradável e seguro”, afirmou o titular da pasta, David Col Debela.

Estrutura

A escola também recebeu mobiliários novos com cadeiras e mesas no tamanho ideal para crianças pequenas, assim como aos professores e gestores; televisão; data show; caixa de som; computadores; aparelhos de ar-condicionado e estantes.

A equipe de profissionais reúne uma gestora geral, 14 professores, três serviços gerais, dois porteiros e dois vigias.

O novo prédio é a realização de um sonho antigo dos gestores, corpo docente, pais e alunos, garantiu a gestora da unidade, Maria de Jesus Nunes Veras. “A escola tinha poucas salas e muito pequenas, insalubres, desconfortáveis. Hoje está muito diferente e finalmente teremos a escola que nossos estudantes merecem. Um ambiente estimulante, seguro, acessível para promover o desenvolvimento das crianças. Um espaço que é vivo, lúdico e dinâmico, no qual eles vão poder brincar, se alimentar, ouvir histórias e se sentir bem de f espaço. Todos nós estamos muito felizes”, comemorou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.