Saúde

Dia Nacional do Diabetes traz alerta sobre prevenção e tratamento

Brasil ocupa 5ª posição no mundo em número de pessoas com diabetes, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(diabetes)

São Paulo - Um total de 463 milhões de adultos vivem com diabetes no mundo, segundo a 9ª edição do Atlas de Diabetes de 2019, da Federação Internacional de Diabetes. A pesquisa mapeou a dimensão da doença em 138 países. Segundo a análise, o Brasil é o 5º país no mundo em número de pessoas com diabetes, com 16,8 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos e esse número pode chegar a mais de 20 milhões em 2045.

Visando conscientizar a população sobre os cuidados para prevenir e tratar a doença, é marcado em 26 de junho (sábado), o Dia Nacional do Diabetes, que é uma síndrome do metabolismo decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina - hormônio produzido pelo pâncreas responsável pela manutenção do metabolismo da glicose - exercer adequadamente seus efeitos. Sua falta provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes, que se caracteriza por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma persistente.

Forma mais comum da doença, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o diabetes tipo 2 responde por cerca de 90% das pessoas com diabetes. "O diabetes tipo 2 é uma doença crônica que pode não manifestar sintomas na fase inicial, e mesmo por muitos anos. Por isso, a avaliação médica anual preventiva e o monitoramento dos níveis de açúcar no sangue são imprescindíveis para a prevenção, o diagnóstico precoce e o controle efetivo", esclarece Jairo Lins Borges, professor da disciplina de Cardiologia da UNIFESP e consultor científico da Libbs.

Com duas vezes mais chances de ter doenças cardíacas ou derrame do que as pessoas sem diabetes, as doenças cardiovasculares, em que o coração e os vasos sanguíneos são afetados negativamente, são a causa número um de morte em pessoas que vivem com diabetes tipo 2. Com a pandemia da Covid-19 e adoção de medidas de distanciamento social como forma de prevenir o contagio, o paciente diabético não deve abandonar o tratamento. "Apesar da necessidade de medidas de prevenção ao coronavírus, os diagnosticados com diabetes devem seguir com o tratamento e acompanhamento médico para evitar complicações como problemas cardiovasculares, pé diabético, infecções, doença da vista, entre outros", explica Dr. Jairo.

Para a prevenção de doenças cardiovasculares em pacientes com diabetes, a SBD recomenda manter estáveis os níveis de glicemia, ter uma rotina de alimentação saudável, prática de atividades físicas e controlar os fatores de risco, como hipertensão, glicemia, tabagismo, obesidade e colesterol. Além disso, consultar um endocrinologista ou um cardiologista regularmente e realizar exames periódicos que possam apontar a necessidade de utilização de medicações preventivas devem fazer parte das medidas preventivas.

Tipos de diabetes

De acordo com informações do Ministério da Saúde (MS), existem tipos diferentes de diabetes. O tipo 1 é causado pela destruição das células produtoras de insulina no pâncreas, em decorrência de alteração no sistema imunológico em que anticorpos atacam as células que produzem insulina.

Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos. Já o tipo 2, mais comum, é resultado da resistência à insulina e de deficiência na secreção desse hormônio, ocorrendo em cerca de 90% dos diabéticos. Além dos dois tipos, há a diabetes gestacional, que causa diminuição da tolerância à glicose, podendo ou não persistir após o parto.

Segundo o MS, a causa exata ainda não é bem conhecida. Existem outros tipos de diabetes decorrentes de alterações genéticas, associados com outras doenças ou com o uso de medicamentos4 .

Sobre a Libbs Farmacêutica

A Libbs é uma indústria farmacêutica brasileira 100% nacional, que está no mercado há mais de 60 anos e conta com cerca de 2.600 colaboradores.

A companhia investe 10% de seu faturamento entre P&D e inovação e comercializa cerca de 90 marcas em mais de 200 apresentações de medicamentos, distribuídos nas seguintes especialidades: cardiovascular, ginecologia, oncologia, dermatologia, respiratória, transplantes e sistema nervoso central. Foi a primeira indústria farmacêutica a implantar o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (rastreabilidade).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.