Novo coronavírus

Vacinação contra a covid na capital se mantém com aplicação de 2ª dose

De acordo com a Prefeitura, a vacinação dos retardatários depende da chegada de novas doses de vacina, via Ministério da Saúde; apenas um posto está em funcionamento

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Grávida, Thyciana Karen Cruz, de 35 anos, recebeu a 2ª dose da vacina contra a covid, ontem, no  Multicenter Sebrae
Grávida, Thyciana Karen Cruz, de 35 anos, recebeu a 2ª dose da vacina contra a covid, ontem, no Multicenter Sebrae (vacina grávida)

São Luís - Somente o Centro de Vacinação do Multicenter Sebrae funcionou ontem para aplicação exclusiva da 2ª dose da vacina contra a Covid-19, em São Luís. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) afirmou que está ciente do recebimento, pelo Governo Federal, de lote específico de vacinas Janssen e aguarda a chegada para retomar a aplicação das primeiras doses em públicos específicos. Até ontem, 23, o Município havia recebido um total de 725.021 doses dos imunizantes contra o novo coronavírus.

A Semus executou, nesta quarta-feira, 23, apenas a aplicação de segundas doses contra a Covid-19, unicamente no Centro de Vacinação do Multicenter Sebrae, das 8h às 18h, enquanto nos outros oito pontos de vacinação da capital não houve funcionamento. A Prefeitura deve divulgar um calendário específico para a vacinação dos retardatários, com datas, público a ser contemplado e locais para a imunização, mas essa etapa depende do recebimento de novas doses de imunizantes.

A definição dos grupos que serão chamados na convocação de retardatários, depende do quantitativo de doses a serem destinadas para a capital, via Ministério da Saúde. Quanto à estimativa de pessoas que deixaram de tomar a 1ª dose da vacina, a Semus informou que está fazendo o levantamento dos dados, com base no andamento da campanha até terça-feira, 22, quando foram vacinadas as pessoas com 18 anos.

Movimento tranquilo
O único ponto de vacinação da capital, que estava funcionando ontem, registrou um movimento tranquilo durante todo o dia. As pessoas chegavam ao local tinham documentos verificados, passavam pelo setor de triagem e eram imunizados com a 2ª dose de vacina. Todo o atendimento era efeito em um curto intervalo de tempo.

O aposentado José da Luz, de 77 anos, foi uma das pessoas que completou, na quarta-feira, 23, seu ciclo de imunização contra o novo coronavírus. Ele disse que tomou a 1ª dose de AstraZeneca no mês de março deste ano, no posto de vacinação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no campus do Bacanga, e ontem era o dia de tomar a 2ª dose. “Vou procurar ver o dia certo para eu tomar agora a vacina da gripe”, frisou José da Luz.

Ele contou que em junho do ano passado teve Covid-19, mas não precisou ficar internado em hospital. “Senti todos os sintomas dessa doença e fiquei isolado na minha casa, sob os cuidados da minha esposa. Ela e os meus três filhos também foram infectados pelo vírus”, declarou o aposentado.

O universitário Vitor Almeida, de 18 anos, também completou ontem o seu ciclo de imunização. Ele tomou a primeira dose de Coronavac há 20 dias e ficou marcada a segunda dose para o dia 23 de junho deste ano. “Tenho muito cuidado para não ser infectado pelo coronavírus, então, sigo corretamente todas as normas sanitárias, principalmente, a vacina”, disse Vitor Almeida.

Thyciana Karen Cruz, de 35 anos, foi uma das gestantes que recebeu ontem a 2ª dose da vacina contra a Covid-19. “Eu tomei a primeira dose em janeiro deste ano e somente agora estou tomando a segunda dose, mas, com o aval do meu médico”, detalhou a gestante.

Suspensão
Além de São Luís, as capitais São Paulo, Florianópolis, Aracaju, Campo Grande, João Pessoa, Salvador e Porto Alegre suspenderam ontem a aplicação da primeira dose da vacinação contra o novo coronavírus. Na capital maranhense, a aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19, dentro do que preconiza o Plano Nacional de Imunização (PNI), por faixa etária, foi concluída na terça-feira, 22, de forma oficial, com cerca de 80% da população adulta, a partir de 18 anos, imunizada, enquanto, as outras cidades alegam que suspenderam por falta do imunizante.

O Ministério da Saúde, por meio de nota, informou que envia as doses com base na população-alvo da campanha e que recomenda aos gestores locais que sigam à risca o plano nacional de operacionalização da vacinação contra a Covid-19. Também afirmou que a responsabilidade pela distribuição de doses aos municípios é da gestão estadual. A suspensão pode afetar o avanço da vacinação em faixas etárias mais jovens.

Por meio de consórcio Covax/Facility, o Ministério da Saúde recebeu no domingo, 20, 842,4 mil doses da Pfizer/BioNTech. As unidades desembarcaram no aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo, cumprindo a previsão de chegada dessa remessa para junho. Este foi o primeiro lote da farmacêutica que desembarcou no Brasil oriundo da aliança liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros parceiros. O contrato do Brasil com a Covax prevê 42,5 milhões de doses de vacinas Covid-19 de diferentes laboratórios até o fim de 2021.

SAIBA MAIS

Imigrantes vacinados

O Governo do Estado segue, nesta semana, realizando a vacinação dos imigrantes venezuelanos, considerado público de risco por estar diariamente nas ruas do Maranhão. A ação foi iniciada na capital e contou com as equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

Em São Luís, a aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 ocorreu no alojamento dos imigrantes. Na primeira etapa da ação, foram vacinados 15 estrangeiros venezuelanos, todos com 18 anos ou mais, sendo três gestantes. Nos próximos dias, além de realizar a busca pelos imigrantes que ainda não foram imunizados na capital, o Governo do Estado, também em parceria com os municípios, vai realizar a imunização dessa população em outras cidades maranhenses como Açailândia, Imperatriz, São José de Ribamar e Pinheiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.