Campanha

São Luís vai iniciar segunda chamada para quem perdeu a 1ª dose da vacina

Eduardo Braide, prefeito da capital, falou sobre o planejamento em entrevista a uma emissora de TV nacional; Maranhão recebe hoje novas doses de imunizantes

Ronaldo Rocha / Da Editoria de Política

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Anúncio para nova etpa da vacinação foi feita pelo prefeito Eduardo Braide
Anúncio para nova etpa da vacinação foi feita pelo prefeito Eduardo Braide (idoso vacina liberdade / Braide / Joel Nunes / covid-19)

SÃO LUÍS - O município de São Luís dará início nos próximos dias a um cronograma de segunda chamada - na vacinação contra a Covid-19 -, para o público que perdeu a primeira dose do imunizante.

O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Braide durante entrevista a uma emissora nacional de TV. Ele afirmou que aguarda as doses que serão entregues hoje e amanhã pelo Ministério da Saúde ao estado do Maranhão.

No início deste semana, São Luís se consolidou como a primeira capital do país a alcançar a vacinação de jovens a partir de 18 anos de idade, depois de já ter concluído - pelo menos com a primeira dose -, a vacinação de adultos, idosos e pessoas com comorbidades.

O processo de vacinação, contudo, teve de ser suspenso na quarta-feira por falta de doses da vacina. Ontem, por exemplo, o município utilizou apenas um dos nove postos de vacinação, para a aplicação da segunda dose para as pessoas que estavam agendadas.

“Nós fizemos um planejamento para conseguir avançar até a faixa etária de 18 anos. Deixamos para essa nova etapa da campanha de vacinação em São Luís, para chamar as pessoas que por algum motivo perderam o dia da sua vacina, por que a gente sabe que quando a pessoa tem sintoma gripal ou até está acometida pelo novo coronavírus, ela precisa de uma janela de 28 dias para tomar a dose. [...] Então com a chegada de novos imunizantes já vamos finalizar essa etapa da vacinação da população adulta com a segunda chamada para aqueles que perderam a primeira dose”, disse.

Maranhão recebe até amanhã 184 mil novas doses de vacinas. Caberá ao Executivo Estadual definir qual o percentual para São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.