Vacina contra Covid-19

Profissionais do transporte coletivo são priorizados nesta fase no país

Motoristas, cobradores e outros trabalhadores que atuam no setor formam o novo grupo a ter preferência na imunização contra o novo coronavírus no país

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Vacina contra a Covid-19 será aplicada em motoristas, cobradores e outros trabalhadores do transporte
Vacina contra a Covid-19 será aplicada em motoristas, cobradores e outros trabalhadores do transporte (vacina ônibus)

Nesta semana, o Ministério da Saúde tem uma excelente notícia aos trabalhadores do transporte coletivo. Motoristas, cobradores e outros profissionais que atuam em transportes coletivos estão contemplados e serão priorizados na vacinação contra o coronavírus. Nas próximas 48 horas, mais de 7 milhões de doses de vacinas Covid-19 serão distribuídas para todos os estados e Distrito Federal.

A novidade fica por conta do imunizante da Janssen: o primeiro lote que chegou ontem ao Brasil, com 1,5 milhão de doses, já começa a ser entregue às unidades federativas. A distribuição também conta com 3,2 milhões de doses do Butantan e outros 2,3 milhões de doses da Pfizer.

Outra boa notícia é que mais dois grupos prioritários passam a ser atendidos: profissionais do ensino superior e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso de passageiros, reforçando que a vacinação caminha em ritmo acelerado no país.

As novas remessas também são destinadas para vacinação de trabalhadores do ensino básico, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, e pessoas com deficiência permanente.

A estratégia de distribuição é definida em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: 12 semanas para a vacina da Pfizer e quatro semanas para a do Butantan. Já a vacina da Janssen é de aplicação única.

Pátria Vacinada

Até agora, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 123 milhões de doses de vacinas Covid-19 dos laboratórios contratados – contando com essa nova pauta, serão mais de 129 milhões de doses entregues. Mais de 90 milhões de doses já foram aplicadas, sendo que mais de 40% da população-alvo de 160 milhões de brasileiros já recebeu a primeira dose da vacina.

90 milhões de doses

O Brasil atingiu ontem mais uma marca importante na corrida pela imunização contra a Covid-19: mais de 90 milhões de doses de vacinas já foram aplicadas no país país. A campanha segue em ritmo acelerado e mais de 65,3 milhões de pessoas tomaram a primeira dose. Isso significa que a vacina já chegou a 40% do público-alvo, que tem mais de 160 milhões de brasileiros acima de 18 anos.

A vacinação é prioridade do Ministério da Saúde para superar a pandemia da Covid-19. Entre os brasileiros que tomaram a primeira dose, 24,7 milhões já completaram o ciclo vacinal com a segunda dose e estão completamente protegidos da doença. É importante reforçar: se você já tomou a vacina, fique atento ao prazo para a segunda dose, que deve ser tomada mesmo se estiver atrasada.

“Pelo ritmo que nossa campanha vem adquirindo nas últimas semanas e no último mês, já é possível antever que toda a população brasileira acima de 18 anos pode ser imunizada com pelo menos uma dose da vacina até o mês de setembro”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.