COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
TERESA Martins, Rose Medeiros e Nazi Holanda nasceram no Dia de São João e hoje estão comemorando nova idade, claro que respeitando todos os protocolos de saúde. Teresa foi homenageada ontem com jantar oferecido por um grupo de amigos e no sábado comemora a data com sua família; Rose está circulando com a família pelo Nordeste e hoje celebra a data no balneário pernambucano Porto de Galinhas; e Nazi (à direita) será homenageada hoje com almoço reunindo seus irmãos, filhos e netos
TERESA Martins, Rose Medeiros e Nazi Holanda nasceram no Dia de São João e hoje estão comemorando nova idade, claro que respeitando todos os protocolos de saúde. Teresa foi homenageada ontem com jantar oferecido por um grupo de amigos e no sábado comemora a data com sua família; Rose está circulando com a família pelo Nordeste e hoje celebra a data no balneário pernambucano Porto de Galinhas; e Nazi (à direita) será homenageada hoje com almoço reunindo seus irmãos, filhos e netos

São João do Nordeste
Hoje é Dia de São João, mas, por causa da pandemia, as festas não estão permitidas. No entanto, todo mundo pode tirar a camisa xadrez do guarda-roupa para curtir, com segurança e muita alegria, a live “São João do Nordeste”, que acontece neste sábado.

A Rede Globo – no Maranhão, TV Mirante – transmitirá, ao vivo, uma grande festa para toda a região, com participação do ex-BBB Gil.

O programa, que promete muito forró e animação para encerrar as festas juninas, começa depois da novela Império e reunirá nove artistas e grupos de todo o Nordeste.
O representante do Maranhão será o Boi Barrica. E cada atração vai comandar a festa diretamente de sua cidade.

Equipamentos turísticos
A Prefeitura de São Luís fará o mapeamento de equipamentos turísticos como bares, agências, hotéis, entre outros, a partir da implantação da Plataforma Integrada do Turismo, programa criado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e agora cedido à Secretaria Municipal de Turismo de São Luís.

O objetivo é reunir, em um só lugar, informações qualificadas para gestão turística municipal, planejamento territorial e marketing do destino.

A Setur São Luís é o primeiro município do Maranhão a receber a plataforma, o que comprova o compromisso da gestão do prefeito Eduardo Braide em buscar alternativas para transformar esta Capital em um destino turístico cada vez mais inteligente.

Arraial do Povo
A TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do Estado, vai reeditar o “Arraiá do Povo em Casa”.

A segunda edição do evento acontece hoje, Dia de São João, amanhã e sábado, com apresentações inéditas transmitidas ao vivo, a partir das 19h.

O público poderá matar a saudade acompanhando de casa as apresentações dos tradicionais grupos folclóricos do São João maranhense.

Por conta da pandemia, que exige o distanciamento social, a intenção da Assembleia Legislativa, que já realiza um dos mais consagrados arraiais do Maranhão, é manter acesa a chama da tradição de uma das festas mais populares do Brasil.

Livro do MP
A Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, lançará, no dia 28 de junho, o livro “Passado, Presente e Futuro do Ministério Público Brasileiro”.

A obra reúne artigos inéditos de todo o Brasil com estudos de caso e experiências inovadoras acerca da atuação do Ministério Público.

Trata-se de iniciativa alusiva aos 50 anos da Associação, comemorados no dia 4 de janeiro. A obra tem por objetivo ressaltar o papel do Ministério Público brasileiro ao longo dos anos e seu compromisso firmado com a sociedade como instituição resolutiva e propulsora do desenvolvimento social, humano e da esfera pública, em perspectiva interdisciplinar.

Á frente do projeto estão os promotores de justiça e professores do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da UFMA, Cláudio Alberto Gabriel Guimarães, Márcia Haydée Porto de Carvalho e Cassius Guimarães Chai.

A Casa das Flores
Com humor mordaz e uma trama que satiriza os estereótipos da alta sociedade mexicana, explorados à exaustão nas telenovelas, “A Casa das Flores” conquistou uma legião de fãs ao longo das três temporadas que teve na Netflix entre 2018 e 2020. Apesar de não ter sido renovada, a série ganhou sobrevida com um filme homônimo que estreou na plataforma de streaming. A trama é uma continuação direta da série, quase como um episódio estendido que poderia ter sido uma quarta temporada.

TRIVIAL VARIADO
A ex-governadora Roseana Sarney vai mesmo assumir o comando do MDB no Maranhão. Apesar de a eleição ter sido programada para o dia 2 de julho, já existe consenso sobre o assunto. Roseana será eleita presidente, tendo o deputado estadual Roberto Costa como vice. Ela sucederá o ex-senador João Alberto.

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid fez, ontem, a deliberação de requerimentos. Com quase 60 requerimentos na pauta, o colegiado definiu os próximos passos de seus trabalhos.

Com a Petrobras pisando no freio dos investimentos e vendendo mais ativos, empresas petrolíferas estrangeiras estão ganhando espaço no Brasil. Juntas, Shell, Repsol Sinopec, Petrogal e TotalEnergies já respondem por 20% da produção nacional de petróleo e gás.

Nos últimos dias, vários departamentos e demais setores colegiados da Universidade Federal do Maranhão vêm dizendo não à proposta de alteração estatutária pretendida pela Reitoria para a universidade.

DE RELANCE

Imigrantes venezuelanos
O governo do Estado segue auxiliando os municípios com o objetivo de acelerar a imunização contra a Covid-19. Nesta semana, o poder público estadual colaborou na vacinação dos imigrantes venezuelanos, público considerado de risco por estar diariamente nas ruas do Maranhão. A ação, que está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, iniciou pela cidade de São Luís, com o auxílio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social.

Lei orçamentária
A Câmara Municipal de São Luís está analisando um projeto de lei que dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022. A Comissão de Orçamento e Finanças será responsável pela análise da Lei, que é a base para a elaboração do orçamento público da capital maranhense para o ano que vem com a receita e as despesas do município. O prazo regimental para recebimento de emendas dos parlamentares é de 15 dias e começou a contar desde ontem e se estenderá até 7 de julho.

Lúpus e epilepsia
O presidente Jair Bolsonaro decidiu vetar integralmente o projeto de lei que prevê a inclusão do lúpus e da epilepsia na lista de doenças que acarretam dispensa do prazo de carência para concessão dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, concedidos pelo INSS. O veto ocorreu por orientação técnica do Ministério da Economia, porque a medida criaria despesa obrigatória sem apresentar estimativa de impacto orçamentário e financeiro.

Grupos prioritários
Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso de passageiros serão contemplados na campanha de vacinação contra covid-19 com as novas doses de imunizantes que estão sendo enviadas a estados e ao Distrito Federal. Ainda serão atendidos os trabalhadores de educação do ensino superior, que também fazem parte dos grupos prioritários da vacinação.

Planetário da UFMA
Esta semana, o reitor Natalino Salgado deu o passo inicial para tornar o Centro de Ciência e do Firmamento da Universidade Federal do Maranhão (Planetário da UFMA) em espaço turístico, com a visita ao local pelo secretário municipal de Turismo e professor da instituição, Saulo Ribeiro. O convênio com a Prefeitura de São Luís será assinado no dia 8 de julho, data em que se celebra o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, com programação especial na cúpula.

Sobre retardatários
Em virtude das dificuldades enfrentadas por pessoas que não conseguiram ser vacinadas no tempo certo (retardatários), o deputado estadual Yglésio Moyses solicitou à Prefeitura de São Luís que fossem disponibilizados mais dias da semana para a vacinação desse público que, atualmente, ocorre somente aos domingos. Além do pouco tempo disponível, quem precisa se vacinar acaba enfrentando longas filas por horas seguidas. Com a vacinação em estágio avançado, passa a ser possível voltar esforços para esse público.

Direito de imagem
A cantora Gretchen divulgou, em suas redes sociais, uma denúncia de uso indevido de sua imagem pelo Procon maranhense. É que uma foto da artista teria sido utilizada no perfil do órgão no Instagram. Em uma série de stories, a cantora disse que chegou a comentar na postagem, mas teve o comentário apagado. Ela disse que pediu ao seu empresário para entrar em contato com o Procon-MA para negociar o pagamento dos direitos de imagem.

Passeio ciclístico
No dia 11 de julho, acontecerá, em São Luís, a primeira edição do evento de ciclismo Pedalarte. A concentração será às 6h30, na sede da Palco Centro de Arte, no Barramar, seguindo o Circuito Praias. O evento oferecerá uma experiência saudável para aqueles que se aventuram em duas rodas, apreciando os cartões-postais da Ilha do Amor.

Para escrever na pedra:
“A amizade e a lealdade residem numa identidade de almas raramente encontrada”. De Epicuro, filósofo grego do período helenístico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.