Vacinação

Com doses do governo, São Luís chega a 84% da população adulta vacinada

Vacinação na capital maranhense próxima de atingir totalidade da população

Gilberto Léda / Da Editoria de Política

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Dados mostram avanço da vacinação no estado
Dados mostram avanço da vacinação no estado (vacinação / covid-19 / coronavirus)

SÃO LUÍS - A vacinação contra a Covid-19 em São Luís atingiu 84,32% da população adulta - chamada “vacinável" - até esta semana. Os dados são da Prefeitura da capital e da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Segundo o Município, 598,3 mil moradores da cidade receberam pelo menos uma dose de imunizante, dentro da campanha comandada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A capital, no entanto, também contou com a aplicação de doses pelo Governo do Maranhão, que informou a O Estado haver aplicado 17,1 mil doses em adulto: foram 5.883 nas duas edições do Arraial da Vacinação do Drive Thru do Pátio Norte Shopping, e outras 11.300 no Arraial da Vacinação da Cidade Olímpica.

A aplicação, pelo Estado, de doses que seriam destinadas a São Luís está no centro de um embate entre governo e prefeitura. Há ima semana, a gestão Eduardo Braide (Podemos) cobrou publicamente da gestão Flávio Dino (PCdoB) o envio de mais de 108 mil doses faltantes - e anunciou, na nesta semana, a suspensão da aplicação de primeiras doses que seriam ofertadas a retardatários, por falta de imunizantes.

Em sua defesa, o governo inicialmente informou que já havia encaminhado todas as doses devidas ao Município. Na sexta-feira, 18, contudo, o próprio governador Flávio Dino tratou de admitir que, além da "reserva técnica", a gestão estadual havia retido mais vacinas para aplicar diretamente à população.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.