Estado Maior

Prazo para correção de erros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

Os prefeitos de todo o Maranhão estão com o prazo de 15 dias – já em curso – para corrigir informações sobre a aplicação dos recursos destinados ao combate à pandemia da Covid-19. Pelos dados do Sistema de Acompanhamento de Contratações Públicas (Sacop), há imprecisões quanto aos valores recebidos para o fim e a aplicação dos recursos.

Estas inconsistências foram percebidas por técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) após cruzamento com o que as gestões municipais disponibilizam no Portal da Transparência de cada cidade.

No Sacop, ficam as informações sobre contratações de serviços e pagamentos de insumos, por exemplo, e no portal da Transparência, os valores referentes a gastos com pessoal.

O fato é que, após diálogo da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) com o órgão de controle foi possível abrir esse prazo.

Os dados não se referem somente a 2021. As gestões anteriores – até o ano passado – também precisam apresentar dados corretos ao TCE/MA.

Vale lembrar que entre os problemas encontrados pelo tribunal, há duplicidade de pagamentos ou gastos maiores que os valores recebidos.

Nestes casos, os gestores ou os ex-prefeitos precisarão peticionar ao Tribunal, por meio eletrônico ou por escrito via ofício, solicitando a exclusão dos contratos em duplicidade ou a correção dos valores constantes nas informações prestadas de forma inconsistente.

Uma oportunidade aos prefeitos de corrigir o que tiver erro.

Dados corretos
Entre os municípios que apareceram com problemas entre os valores recebidos e os recursos gastos, está o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, e também o atual prefeito, Eduardo Braide (Podemos).

No primeiro caso, há necessidade de demonstração de gastos com pessoal. No segundo caso, ainda não havia dados sobre os gastos dos recursos recebidos para o enfrentamento à pandemia.

Com este prazo, os dois poderão organizar e apresentar os dados que faltam para confirmar a aplicação correta dos recursos.

Adiado
A guerra de informação sobre a vacinação em São Luís se mantém. De um lado, o aliado do prefeito Eduardo Braide (Podemos), deputado Neto Evangelista (DEM), tentou realizar audiência pública sobre a vacinação e distribuição de doses de vacinas.

O secretário de Saúde do Estado, Carlos Lula, comunicou que não poderia participar da audiência e pediu transferência para a próxima semana.

Com o público constante no PNI contemplado com a vacina, a Prefeitura de São Luís aguarda doses para os retardatários.

Percebeu
O movimento de Evangelista era exatamente deixar pressionado Carlos Lula sobre a distribuição de vacinas e as tais reservas técnicas.

Lula percebeu e ganhou tempo até a chegada de novas doses de vacinas previstas para o Maranhão. Entre elas a da Jansenn.

Inicialmente, seriam 90 mil doses para o estado, mas esta quantidade deverá ser menor, já que a chegada de doses ao país foi menor do que o previsto.

Saia justa
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, durante ato de filiação do governador Flávio Dino (PSB) à sigla causou uma “saia justa” entre os presentes à agenda.

Ao citar o senador Weverton Rocha (PDT), presente ao evento, ele se referiu a ele como “governador” em vez do atual cargo.

Além de Weverton, o vice-governador do Maranhão e que pretende o cargo máximo do Estado a partir de 2023, Carlos Brandão (PSDB), também estava presente, assim como outros aliados dinistas.

Anti-Bolsonaro
Na primeira fala como membro do PSB, Flávio Dino reforçou a ideia de construção de uma frente “anti-Bolsonaro”.

Quase como um pré-candidato ao Planalto, Dino citou a grande responsabilidade de se filiar ao partido.

Ele voltou a citar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e disse que está aberto no partido ao “bom debate”.

DE OLHO

80% dos adultos de São Luís já receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Quando chegar novas doses de imunizantes, os retardatários poderão se vacinar.

Sem referência
Enquanto aliados como Carlos Brandão (PSDB) e Duarte Júnior (Republicanos) fizeram questão de parabenizar o agora membro do PSB, ex-companheiros de PCdoB, como Márcio Jerry e Rubens Júnior, não citaram referências diretas ao ato de filiação do governador.

Dino, por sua vez, não citou o PCdoB diretamente em sua fala. Ele se referiu apenas aos comunistas, na construção de uma corrente pelo Brasil.

Dino disse ainda que o “namoro” com o PSB durou mais de uma década.

E MAIS

• A Polícia Federal fez nova operação no Maranhão para apuração de desvio de verbas federais destinadas ao enfrentamento da Covid-19.

• Desta vez, foi em Bacurituba e Bom Jesus das Selvas. Nas duas cidades, segundo a PF, há indícios de fraude em licitações.

• A Operação Inter Pares cumpriu 11 mandados judiciais que foram de busca e apreensão e de constrições patrimoniais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.