COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
DOIS registros do sempre movimentado buffet executivo do restaurante Casa Almendra, no Calhau, que funciona com esse tipo de serviço nos almoços de terça-feira a domingo: acima, a sócia proprietária da casa, Lina Gaioso, com o Repórter PH e Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite; à direita, Lindalva e Ednei Viégas Reis (leia-se Óticas Veja)
DOIS registros do sempre movimentado buffet executivo do restaurante Casa Almendra, no Calhau, que funciona com esse tipo de serviço nos almoços de terça-feira a domingo: acima, a sócia proprietária da casa, Lina Gaioso, com o Repórter PH e Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite; à direita, Lindalva e Ednei Viégas Reis (leia-se Óticas Veja)

Custo da indústria
O custo de produção e a obtenção de matérias-primas estão entre as principais preocupações dos empresários da indústria.
O tema foi debatido por lideranças setoriais de todo o país, em encontro promovido pela Confederação Nacional da Indústria e federações estaduais, entre as quais a Fiema.
As alterações nos padrões de sociabilidade dentro da indústria já vinham se tornando mais rápidas e, agora, com o isolamento, teriam acelerado, segundo debatedores.
A crise demonstrou que muitas atividades podem ser realizadas remotamente, além de fazer os empresários repensarem a necessidade de escritórios centrais, reuniões presenciais e outras atividades que podem ser executadas a distância.

Filme premiado
O filme brasileiro Última Floresta, realizado por Luiz Bolognesi, foi o grande vencedor do Prêmio do Público na seção Panorama do Festival Internacional de Cinema de Berlim 2021, encerrado domingo.
Trata-se de um documentário que dá voz aos povos indígenas da floresta amazônica, por via de um argumento escrito pelo xamã Davi Kopenawa Yanomami.
O filme recria a existência da cultura Yanomami e da sua língua, uma comunidade que vive isolada na selva amazônica e luta para defender o seu modo de vida.
Luiz Bolognesi já tinha marcado presença no festival alemão em 2018 com o filme Ex-Pajé, também voltado para o mundo indígena.

Duas palestras
Será hoje, e se estenderá até o próximo dia 25, os Congressos Internacionais que a SVT Faculdade e o Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública, estão promovendo em conjunto com a The Academic Event Group.
Para o “International Congress of Business Economics and Development” foi convidado para a palestra de abertura o doutor Eduardo de Carvalho Lago Filho que discorrerá sobre o tema “Porto of Itaqui: Logistic Hub of the Brazillian Center North Corridor”.
Já para o “International Congress of Public Security Technologies” a keynote será a professora Isabela Bacelar de Freitas que apresentará o tema: “Security and New Technologies – the role of law in internet security”.
Os dois maranhenses, que dominam fluentemente o inglês, serão assistidos em diversos países por acadêmicos e profissionais das suas respectivas áreas de atuação.

Junho Laranja
Estamos no “Junho Laranja”, mês dedicado às ações de conscientização em torno das medidas preventivas contra queimaduras.
Na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Gutemberg Araújo fez um alerta aos pais e familiares para as consequências desse tipo de acidente. E afirmou que é preciso tomar cuidado com fogo, líquidos quentes e eletricidade, pois quando as queimaduras atingem 10% do corpo das crianças, e 15% do corpo dos adultos, elas deixam graves sequelas.

A saída é mesmo conversar
No ano que vem, novamente, os brasileiros votarão mais com o fígado do que com o cérebro. Nada mais nocivo a um país do que transformar política em futebol, onde eleitores viram torcedores fanáticos. Se essa mistura de fanatismo e preguiça intelectual já é ruim no esporte, imagine quando o destino de milhões de pessoas está em jogo.Para vencer esse perigo, não há outra saída a não ser conversar. E ouvir mais do que falar.

TRIVIAL VARIADO
O senador Roberto Rocha, uma das vozes ressoantes em Brasília no que diz respeito à criação da Zona de Exportação do Maranhão, está confirmado para participar, no mês de agosto, do evento “Maranhão Empreendedor: Perspectivas de Crescimento para o Maranhão”.

Trata-se de uma iniciativa da Faculdade de Negócios Faene. O evento acontecerá no prédio da instituição e contará a participação de representantes do setor empresarial, da área pública e de especialistas no assunto.

A Assembleia Legislativa aprovou, ontem, por unanimidade, o projeto de lei complementar, de autoria do Poder Judiciário, que estabelece medidas para a promoção da erradicação do sub-registro civil de nascimento no Maranhão.

No assunto: a matéria já foi encaminhada à sanção do governador Flávio Dino. De acordo com a proposição, fica determinada a instalação de unidades interligadas de registro civil de pessoas naturais nos municípios em que funcionem estabelecimentos de saúde públicos, privados e conveniados com o SUS.

É hoje o lançamento, em todas as plataformas digitais, da nova música do cantor maranhense Paolo Ravley, “Mundos”, que integrará um álbum homônimo previsto para o segundo semestre de 2021. A música tem uma pegada pop com toques eletrônicos.

Prefeitos de cidades maranhenses têm 15 dias para corrigir falhas e omissões de informações relacionadas às verbas para enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Tribunal de Contas do Estado.

A medida faz parte da rotina de fiscalização do órgão e é um desdobramento natural do levantamento dos gastos, divulgado na primeira quinzena de junho. O prazo foi concedido após pleito da Famem, na semana passada.

São Luís é a primeira capital brasileira a encerrar a vacinação de jovens de 18 anos sem comorbidades. Ontem, o prefeito Eduardo Braide acompanhou o atendimento nos centros municipais de vacinação. Em cinco meses de campanha, 80,01% da população adulta da cidade recebeu a primeira dose do imunizante.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Maranhão abriu processo seletivo para estágio remunerado, para alunos de nível superior, nas modalidades de graduação e pós-graduação, e formação de cadastro de reserva.

A Academia Viva Água, no Renascença II, promove, hoje e quinta-feira, o seu Festival de Mudança de Nível, evento de suma importância para os alunos da natação, que passam de uma fase para outra, mas precisam mostrar as habilidades adquiridas nas aulas.

O Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão, em parceria com a Escola
Superior da Magistratura realiza, de 6 a 8 de julho, o I Seminário Estadual de Diversidade e Antidiscriminação, em webinar gratuito e aberto ao público.

DE RELANCE

Perda de mais um amigo
A morte do professor Vinicius Nagem, no último sábado, em Curitiba (PR), onde estava radicado há muitos anos, surpreendeu e causou intensa consternação em São Luís. Levado pela Covid-19, Vinicius residiu aqui quando mais jovem e aqui também tinha muitos parentes e amigos, a começar pelo seu pai, Cel. Júlio César Aboud Nagem, que mora nesta Capital com a esposa Ana Rosa. Nos anos 1980, Vinicius atuou na minha equipe de jornal e, juntos, fundamos, com Jomar Moraes, uma empresa de publicidade que teve pouca duração, embora a fraterna amizade tenha permanecido pela vida toda.

AMPEM lança livro
A Associação do Ministério Público do Maranhão (AMPEM), que celebrou seu cinquentenário no início deste ano, lançará em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o livro “Passado, Presente e Futuro do Ministério Público Brasileiro”, com artigos inéditos sobre a atuação do MP na sociedade. O presidente da instituição, o promotor de justiça Gilberto Camara França Júnior, enfatizou que a produção da obra foi um trabalho árduo que restaura a importância do serviço prestado pelo MP ao longo dos anos.

AMPEM lança livro...2
Tem mais: na sequência, será realizado um painel sobre temas relacionados à atuação do Ministério Público em suas diversas áreas, com os seguintes convidados: o professor doutor Sérgio Felgueiras, do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI – Lisboa), o professor doutor Alfonso Galán Muñoz, da Universidade Pablo de Olavide, da Espanha e o professor doutor Roberto Veloso, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Segunda dose com prêmio
Mais um incentivo à população para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Com o tema ‘Vacine Já! No Maracap a Segunda Dose Vale Prêmio!’, o título de capitalização lançou uma campanha que sorteará prêmio de R$ 5 mil reais. O sorteio será no dia 17 de julho deste ano, às 19h. Para participar basta apresentar o comprovante de vacinação, seguir o perfil @oficialmaracap no Instagram e comentar no post oficial ‘Eu vacinei!’.

Telefonia móvel da TVN
A operadora TVN está completa agora, com a chegada do novo serviço de Telefonia Móvel, que vem somar aos serviços já oferecidos de TVHD, Internet Fibra e Telefonia Fixa. Esse novo serviço é o TIP TVN, com plano do tipo Controle, e opção de recarga, ligações nacionais ilimitadas para fixo e celular de qualquer operadora, e mensagens SMS ilimitados.

Telefonia móvel da TVN...2
No capítulo: são quatro diferentes opções de planos; roaming nacional gratuito, bônus na banda larga fixa e bônus para portabilidade. E mais, a habilitação se dará em até 24h e a portabilidade do número é feita em até 3 dias úteis. Já o roaming internacional deve ser solicitado 15 dias antes da viagem, e estará disponível para as franquias de 20 e 30 gigas.

Casa própria
O SINFA-MA (do qual sou sócio honorário) não parou durante a pandemia. Entre as grandes conquistas do período está a compra da sede própria, que passa por readequação para ser entregue proximamente. Os filiados terão ampliado o conforto e a segurança do atendimento em endereço cativo. À frente dos trabalhos o presidente Diego Sampaio, esta semana em São Luís (sua base é Balsas) para acompanhar o arremate da readequação das instalações.

Dia 29 o comércio funciona
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) distribuiu nota ontem informando que no dia 29 de junho, Dia de São Pedro e feriado municipal em São Luís e em São José de Ribamar, o comércio lojista da Grande Ilha tem autorização para funcionar, conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho. A lojas de rua podem funcionar das 8h às 18h e os shopping centers, das 10h às 22h.

Para escrever na pedra:
“Coragem é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”. De Winston Churchill, estadista inglês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.