Vai funcionar

Comércio de São Luís de portas abertas no feriado de São Pedro

A Fecomércio informou que na capital e em São José de Ribamar as lojas estão autorizadas a funcionar, conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre patrões e empregados do segmento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Comércio da Rua Grande vai funcionar no feriado alusivo ao Dia de São Pedro
Comércio da Rua Grande vai funcionar no feriado alusivo ao Dia de São Pedro (rua grande)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que no dia 29 de junho, Dia de São Pedro e feriado municipal em São Luís e em São José de Ribamar, o comércio lojista da Grande Ilha tem autorização para funcionar, conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho.

A lojas de rua podem funcionar das 8h às 18h e os shopping centers das 10h às 22h. No entanto, será necessário adequar o horário de funcionamento dos estabelecimentos se houver decreto estadual em vigor que estabeleça horário especial para a contenção da Covid-19.

Em função do feriado, o trabalho nesse dia é considerado extraordinário e as empresas deverão realizar o pagamento das horas trabalhadas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal. Além disso, deverá ser paga uma gratificação no valor de R$ 40 aos empregados convocados para o trabalho.

A autorização para o funcionamento do comércio na Ilha de São Luís no feriado municipal de São Pedro está baseada na Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre a Fecomércio-MA, os sindicatos empresariais filiados e os sindicatos que representam os comerciários.

Rotina alterada

Como trata-se de um feriado municipal, a rotina na capital e em São José de Ribamar será alterada, apesar da abertura do comércio. Agências bancárias, repartições públicas federais, estaduais e municipais, agências dos Correios, casas lotéricas e outros serviços não funcionarão.

Nessa data, a frota do transporte público contuma ser reduzida e delegacias de Polícia Civil atendem em regimes de plantão. Por outro lado, hospitais de urgência emergência, como o Djalma Marques (Socorrão I) e o Clementino Moura (Socorrão II) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) terão equipes de prontidão para receber pacientes.

Também considerado serviço essencial, a limpeza pública nos bairros, sobretudo a coleta de lixo, também será mantida em operação no Dia de São Pedro.

O policiamento ostensivo também estará nas ruas de São Luís e São José de Ribamar. O efetivo a pé e motorizado estará distribuído por pontos estratégicos, como rotatórias e a Rua Grande. A Polícia Militar também manterá as guarnições em alerta para atender chamadas via Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.