Estado Maior

Novos nomes no cenário?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

No fim de semana, movimentos dentro do grupo do governador Flávio Dino (já confirmado no PSB) demonstram que os nomes dos pré-candidatos do grupo - no caso Weverton Rocha (PDT) e Carlos Brandão (PSDB) - não estão sozinhos no visor do chefe do Palácio dos Leões. E, por isso, os nomes de Carlos Lula e Felipe Camarão estão sendo jogados como possíveis candidatos ao governo maranhense.

Carlos Lula, titular da Secretaria Estadual de Saúde e também presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde, ainda não tem partido definido, mas tenta se articular para conseguir uma legenda como o PT e assim disputar a vaga na Assembleia Legislativa. No entanto, devido à repercussão da vacinação no estado e também o trabalho de combate à pandemia, parece ter se transformado em nome teste do Palácio dos Leões.

O mesmo teste parece estar sendo aplicado com o nome do secretário de Educação, Felipe Camarão. Com a filiação certa no PT, Camarão recebeu apoio de educadores que, em carta, pediram sua candidatura ao Governo do Estado.

Para os aliados mais próximos, estes movimentos são tentativas do governador Flávio Dino de conseguir uma alternativa às candidaturas postas até o momento e, assim, evitar o racha em seu grupo.

E nestes movimentos, fica claro que Dino não tem plena simpatia nem pelo projeto de seu vice-governador, Carlos Brandão, e nem do pedetista, Weverton Rocha. Talvez por perceber que entre os dois, a escolha não resultará em um consenso. Ou talvez por não se animar em reconhecer um dos pré-candidatos como o próximo governador que dará continuidade à política administrativa iniciada por ele.

Alternativas
Ao buscar outras alternativas para seu grupo político, Dino deixa claro que a candidatura de Carlos Brandão ou de Weverton Rocha poderá prejudicar seu grupo político.

E como pelo lado do PDT já há um entendimento de que Weverton Rocha será candidato com ou sem apoio de Dino, o governador tenta fazer um movimento apresentando alternativas ao grupo fora da polarização entre Rocha e Brandão.

Pesquisas com os nomes alternativos serão feitas para avaliar as condições de Lula e de Camarão. Enquanto isso, Dino mantém a postura de “acolher” tanto Brandão quanto Weverton.

Nova presidente
A ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (MDB), deve ser confirmada, em ato a ser realizado no dia 2 do próximo mês, às 9h, a nova presidente do partido no estado.

Fontes ligadas à coluna entendem que o acordo nacional está praticamente firmado para a confirmação.

O ato acontecerá na sede do partido, situado no bairro do São Francisco, em São Luís. O deputado estadual, Roberto Costa, deverá ser escolhido como vice-presidente do MDB maranhense.

Divergências
E seguem as divergências entre o governo do Estado e a Prefeitura de São Luís quanto às doses de vacinas recebidas.

Enquanto para o governo maranhense, a capital já recebeu 816.336 doses, para o município, foram 725.021 doses recebidas de vacinas contra a Covid-19.

A expectativa dos entes municipal e estadual é para a chegada de mais imunizantes até sábado. O lote, oriundo do Consórcio Covax/Facility é de imunizantes Pfizer e se juntarão à campanha maranhense.

Esclarecimento
Para desfazer este impasse, a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa aprovou convite para os secretários Carlos Lula e Joel Nunes Júnior.

Os dois terão a oportunidade de esclarecer, amanhã na Assembleia, os números que cada um apresenta sobre as doses de vacina contra a Covid-19.

O governador Flávio Dino, ainda na última sexta-feira, 18, em entrevista coletiva, tentou esclarecer o fato dizendo que a vacinação do governo estadual tem sido feito com as doses de reserva técnica.

Parabéns
O deputado federal Juscelino Filho (DEM) usou as redes sociais para, segundo ele, parabenizar o governador Flávio Dino (PCdoB) e o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), pela campanha de vacinação.

Segundo o parlamentar, na capital maranhense, por exemplo, até ontem, quase 80% da população adulta recebeu, pelo menos, a primeira dose de vacina.

Quem também usou o tema Covid-19 para elogiar o governador Flávio Dino foi o senador Weverton Rocha (PDT).

DE OLHO

15 anos foi o tempo que o governador Flávio Dino ficou filiado no PCdoB, partido que ele deixou na semana passada. Hoje o ex-comunista se filia ao PSB.

Imunização
Nas redes sociais, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide – ao interagir com seguidores – disse que, caso haja autorização do Ministério da Saúde (MS), a população de São Luís entre 12 e 17 anos de idade será imunizada.

Por enquanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizou apenas o uso da vacina Pfizer.

Enquanto isso, o Ministério da Saúde (MS) negocia a doação imediata de vacinas Janssen com os Estados Unidos.

E MAIS

• Flávio Dino oficializa hoje a filiação no PSB. O presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, fez o convite para a live que transmitirá a filiação de Dino e também do deputado Marcelo Freixo, do Rio de Janeiro.

• Dino trocou o PCdoB pelo PSB devido à “estratégia e tática políticas”, como o próprio governador maranhense justificou em suas redes sociais.

• O PCdoB é um partido que deverá deixar de existir após eleições de 2022, devido às cláusulas de desempenho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.