Covid-19

Maranhão vai receber vacinas do consórcio Covax/Facility, diz MS

Imunizantes serão da Pfizer e se somarão às mais de 244 mil doses do tipo recebidas pelo estado desde o início da pandemia; envio ocorrerá até sábado

Thiago Bastos/Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Com novas doses, Maranhão deve avançar na vacinação no interior, pois São Luís já vacina adultos de 18 anos
Com novas doses, Maranhão deve avançar na vacinação no interior, pois São Luís já vacina adultos de 18 anos (vacina )

O Maranhão será um dos estados contemplados com parte da carga de 842,4 mil doses de imunizantes Pfizer recebidas pelo Brasil no domingo, 20. Esta será a primeira carga recebida pelo estado referentes ao consórcio Covax/Facility de vacinas do tipo.

A informação sobre o envio ao território maranhense foi confirmada a O Estado por fontes próximas ao Ministério da Saúde (MS). Consultada, a pasta informou que o Maranhão será um dos estados contemplados e que a oficialização deve ocorrer até quinta-feira, dia 24, após reunião entre gestores estaduais com membros da pasta estadual. A expectativa é de envio das doses do imunizante até sábado, dia 26.

Com isso, o Maranhão elevará a carga de imunizantes recebidos pelo estado contra a Covid-19 desde o início da pandemia. Até o momento, 244.530 doses da Pfizer foram recebidas. Ontem, conforme informou O Estado em seu site no domingo, dia 20, 184.250 doses de imunizantes AstraZeneca foram enviados pelo MS.

Nos próximos dias, autoridades estaduais devem iniciar a distribuição das doses via Covax aos municípios. Na capital, as doses devem ampliar a vacinação de públicos específicos, como gestantes e puérperas (com e sem comorbidades) e pessoas em tratamento contínuo de doenças. Além disso, retardatários devem ser chamados.

Os representantes das secretarias estadual e municipal de Saúde da capital também aguardam pelo envio de parte da carga de 1,5 milhão de doses da vacina Janssen, cujo recebimento é esperado pelo MS. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante audiência da comissão temporária da Covid-19, no Senado Federal.

No entanto, apesar do anúncio, até o fechamento desta edição, o MS – consultado por O Estado – informou que aguardava pela liberação da carga via laboratório responsável. Se autorizado, o envio corresponde – por enquanto – a metade do montante estimado pelo Governo Federal que, na semana passada, anunciou a chegada de 3 milhões de doses do imunizante produzido pela Johnson & Johnson. Devido ao atraso, recentemente, a Anvisa postergou o prazo de validade do lote da vacina que, inicialmente, seria encerrado no fim deste mês.

O anúncio da chegada da vacina Janssen na capital chegou a ser feita pelo governador do Estado, Flávio Dino, em coletiva de imprensa realizada no dia 12 deste mês. Na ocasião, segundo o gestor, 90.800 doses da vacina seriam recebidas. Procurado, o MS creditou a um atraso do laboratório o descumprimento do prazo inicial para a entrega dos imunizantes que, conforme orientação do fabricante, são aplicados a princípio em dose única.

Ampliação

Nas redes sociais, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide – ao interagir com seguidores – disse que, caso haja autorização do Ministério da Saúde (MS), a população de São Luís entre 12 e 17 anos de idade será imunizada. Por enquanto, apenas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizou o uso da vacina Pfizer para pessoas entre 12 e 15 anos. O imunizante já tinha registro para uso em toda a população maior de 16 anos.

Desde a semana passada, a imunização na capital priorizou a proteção imunológica de jovens. No fim de semana, foram vacinadas pessoas de 20 e 21 anos de idade. No sábado, dia 19, o movimento foi considerado tranquilo enquanto que, no dia 20, a procura foi bem maior nos pontos de vacinação.

MS negocia doação de vacinas Janssen

O Ministério da Saúde (MS) negocia a doação imediata de vacinas Janssen com os Estados Unidos. A informação foi divulgada inicialmente pela CNN Brasil e confirmada por O Estado com fontes próximas ao MS. Por enquanto, não há confirmação oficial da pasta.

Com isso, o país ampliaria a aplicação das doses que, por ora, são de dose única. O Maranhão deve ser um dos estados beneficiados, caso as negociações avancem. No dia 8, em depoimento na CPI do Senado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que o governo antecipou parte das 38 milhões de doses contratadas pelo Brasil com a farmacêutica responsável.

A meta do MS é cumprir com a meta de proteger toda a população adulta brasileira, pelo menos em primeira dose, até setembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.