Eleições 2022

Carlos Siqueira anuncia filiação de Flávio Dino ao PSB por live hoje

Estratégia da filiação do governador do Maranhão e do deputado Marcelo Freixo foi utilizada em decorrência das restrições sanitárias; Dino deixou o PCdoB depois de 15 anos, em meio à crítica de ex-correligionários

Ronaldo Rocha/da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Carlos Siqueira anunciou, pela internet, filiação de Flávio Dino ao PSB
Carlos Siqueira anunciou, pela internet, filiação de Flávio Dino ao PSB (FLAVIO DINO E CARLOS SIQUEIRA )

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, anunciou para hoje a realização de uma transmissão ao vivo [live] em rede social para a filiação do governador Flávio Dino, que na semana passada deixou o PCdoB. O deputado federal Marcelo Freixo, ex-PSOL, também se filiará à sigla durante a transmissão.

O ato de filiação de Dino e Freixo será ao ar livre, na sede da Fundação João Mangabeira (FJM), em Brasília. A transmissão para militantes e apoiadores será por meio das páginas do PSB nacional e da FJM no Facebook, a partir das 11h de hoje.

“É com grande satisfação que venho convidar a militância do Partido Socialista Brasileiro e seus militantes e simpatizantes para que participem do ato virtual político de filiação do governador do Maranhão e do líder das Minorias da Câmara dos Deputados Marcelo Freixo ao PSB. São duas figuras excepcionais da vida política brasileira que estarão se filiando ao nosso partido. Estamos todos muito felizes e damos as boas-vindas”, disse.

Siqueira afirmou que a chegada de Dino e Freixo fortalecem a sigla para a disputa eleitoral de 2022.

“O PSB vive um momento importante em sua história. A chegada de quadros políticos de peso e combativos se fortalecem e se somam aos valores humanistas, libertários e democráticos do nosso partido, que tem lideranças expressivas no Parlamento em governos estaduais e municipais, além da nossa querida militância”, escreveu, na legenda da foto de Flávio Dino ao lado de Marcelo Freixo.

Ele também defendeu a unidade de partidos para a eleição de 2022 contra o presidente da República Jair Bolsonaro.,

“Estamos dispostos. A união da centro-esquerda é a saída para vencer o retrocesso. Queremos virar a página do obscurantismo. A nossa bandeira é a da esperança, da luz, do diálogo e respeito por um Brasil de todos, muito melhor. Viva o PSB”, concluiu.

Articulação

Flávio Dino intensificou a articulação para a sua ida ao PSB com a direção nacional da sigla no mês passado. Ele chegou a publicar uma foto ao lado de Siqueira, no início do mês de maio, ocasião em que admitiu a possibilidade de deixar o PCdoB.

No fim de semana, revelou ter encaminhado pedido de filiado ao PSB. “Hoje encaminhei meu pedido de filiação ao PSB, por intermédio do presidente Carlos Siqueira. Já comuniquei aos colegas governadores Paulo Câmara e Casagrande. A filiação será na terça, 11 horas, junto com o amigo e líder Marcelo Freixo”, disse.

Mais

Dino se reaproxima de Bira

O ingresso de Flávio Dino no PSB o reaproxima do deputado federal Bira do Pindaré, de quem estava afastado desde o início de 2019, após uma crise política.

Naquela ocasião, Bira rejeitou fazer parte de uma articulação direcionada por Dino. Ele teria de deixar o mandato na Câmara Federal para assumir pasta no Governo do Estado.

Por ter rejeitado deixar mandato na Câmara, deixou de ter prestígio no Palácio dos Leões. No pleito do ano passado para a Prefeitura de São Luís, Bira não contou com o apoio de Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.