Educação

Curso MC² - Meninas na Ciência abre inscrições para sua segunda edição

Projeto criado por duas estudantes do Ensino Médio visa inspirar meninas com interesse nas áreas da matemática e ciências

Com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(estudante)

O MC² - Meninas na Ciência abriu inscrições para a segunda edição do curso online, que oferece aulas de ciências e matemática para meninas do Ensino Fundamental II de escolas públicas, combinando um conteúdo de excelência e um ensino didático. As aulas estão programadas para as manhãs de sábados e domingos de 7 de agosto a 31 de outubro deste ano.

A iniciativa, idealizada pelas estudantes Luiza Brunelli Bührer e Mariana Faria Miyazaki, ambas com 17 anos e cursando o terceiro ano do Ensino Médio, teve início no começo de 2020, em um momento crítico da pandemia, em que muitas escolas estavam com aulas suspensas e milhares de estudantes apresentavam dificuldade de acompanhar o aprendizado a distância.

Divulgado apenas via Instagram (@cursomc2), a primeira edição do curso alcançou aproximadamente 6.200 seguidores e mais de 150 inscrições de voluntários de 15 a 44 anos, sendo mais de 90 pessoas selecionadas para serem tutores e assistentes. Quanto às alunas, de faixa etária de 9 a 16 anos, foram recebidas mais de 2.600 inscrições, das quais 1.800 foram aceitas. Dessas alunas, 1.000 confirmaram a vaga e mais de 200 tiveram presença suficiente para receber o certificado de conclusão (80% de frequência). No total, mais de 20 estados brasileiros foram representados por alunas e voluntários.

Durante quatro meses, de junho a outubro de 2020, as alunas contaram com quatro horas semanais de aula, onde foram trabalhados assuntos das matérias de ciências e matemática para meninas do 6° ao 9° ano do ensino público. Além disso, contou-se com a presença de convidadas especiais que trabalham na área da ciência, a fim de inspirar aquelas que tenham esse mesmo sonho.

Ao final da edição, muitas meninas foram impactadas positivamente pelo projeto, tendo a maioria afirmado em um formulário de feedback que seus interesses foram aprofundados, tiveram melhor desempenho escolar e estariam dispostas a participar novamente do curso.

A jovem Janah, de 14 anos e moradora do Distrito Federal, enfatizou a importância da experiência em 2020.

“O MC² foi imprescindível para mim nessa olimpíada que tive a honra de receber a medalha de ouro, assim como nos outros âmbitos da minha vida acadêmica. Fiquei sabendo da Olimpíada Nacional de Ciências através de uma postagem na turma do curso. O MC² me despertou um interesse pela ciência que eu nem imaginava que tinha, um desejo de sempre aprender mais e mais desse universo tão imenso e extraordinário da ciência. Contar com o apoio e ensinamentos da equipe docente do curso foi essencial nessa parte da minha jornada educacional. Só tenho a agradecer aos professores e ao curso MC² por todo o auxílio, por cada ensinamento, por me permitir conhecer pessoas incríveis e viver experiências jamais imaginadas”.

Os voluntários também relataram entusiasmo com o projeto. “Ser voluntário no Meninas na Ciência me trouxe gratificação ao perceber que poderia, ao mesmo tempo, ser professor e trabalhar em um projeto onde ensino ciência e ajudo meninas a trilharem melhor seus caminhos. Cresci e aprendi muito trabalhando ao lado de outra voluntária e observando a relação construída com as alunas e perante o compartilhamento de experiências. Oportunidade excelente, me ajudou a delinear melhor minha carreira. Só tenho a agradecer!”, conta Gabriel, paulista de 20 anos, voluntário em 2020 e já confirmado para a edição de 2021.

As inscrições para a edição de 2021 do Curso MC² estão abertas até o dia 26 de junho. São 200 vagas, sendo 100 para meninas do 6º e 7º anos e 100 para 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. As alunas devem estar devidamente matriculadas em uma escola pública.

Mais informações e inscrições pelo site: https://meninasnaciencia.ml

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.